Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

amulherqueamalivros

Ter | 27.10.15

Vai e põe Uma Sentinela | Harper Lee

Cláudia Oliveira

 

O último livro da autora Harper Lee chegou às livrarias. Foi com muita alegria que comprei este livro. Assim que pude, comecei a lê-lo. Sou grande admiradora do seu livro anterior "Por Favor, Não Matem a Cotovia". É um livro maravilhoso. Mas quem não leu, não se preocupe, pode avançar com a leitura do actual romance. 

 

Jean regressa Maycomb para visitar o seu pai, o grande e maravilhoso Atticus. Será ele assim tão maravilhoso? Neste livro acabei por destruir algumas certezas construídas no livro anterior. É o melhor deste livro. Possibilitou-me outra visão da história e fez-me reflectir. Não acabou por ser uma perda de tempo, nem uma grande desilusão. Contudo, também não foi uma surpresa. 

 

Ao longo da leitura incomodaram-me várias coisas, sobretudo a posição da Jean em relação ao casamento e repetido questionamento em construir uma família. Nunca a vi falar em amor, referia-se ao homem com quem queria casar de uma forma calculista e fria. Nesse aspecto, este livro perdeu a magia inicial. A Jean, a menina do romance anterior, cresceu e tornou-se numa mulher com dificuldades em aceitar os defeitos dos outros. Prefiro-a no outro livro, sem nenhuma dúvida. Os diálogos também foram incómodos. Alguns, são desnecessários e não acrescentam em nada a história. Divagações sobre o facto de Atticus beber leite frio ao pequeno almoço, por exemplo. 

 

As páginas deste livro voaram, li-as com prazer. Reencontrar personagens que gostamos é sempre bom. É interessante também rever as pessoas daquela aldeia vários anos depois. Mudam-se os tempos, as mentalidades continuam iguais. Reconheci a escrita da "antiga" Harper Lee e só por isso valeu a pena a leitura.

 

Acredito que não precisávamos de uma sequela desta história. Soa-me a cifrões. Preferia ler outra história escrita com a magia desta autora. Três estrelas, pelo reencontro quase forçado. 

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.