Uma Duas | Eliane Brum
O livro não é vendido fisicamente em Portugal. Contudo, podem comprar o ebook no site wook por 8.49€. A capa é razoável, não acho bonita nem feia. O título é apelativo.
Eliane Brum é jornalista, escritora e documentarista brasileira. Após uma pesquisa, fiquei a saber que Eliane tem uma coluna semanal no site Época.
Quando coloquei a foto do livro no Instagram recebi comentários muito positivos sobre o livro. As críticas no Skoob e Goodreads são igualmente muito positivas. As expectativas permaneceram no nível médio. Não gosto de criar expectativas mediante as opiniões dos outros, sobretudo opiniões muito positivas.Esperava um livro leve. Nada a ver.
É a história de amor de uma mãe e sua filha. Um amor doentio. A história é contada de forma intercalada entre Maria Lúcia e Laura. Este livro conta a história das duas em particular e das duas sendo uma. Complicado entender? Também é complicado explicar sem contar muito da história. É dificil falar de um livro do qual gostei muito.
São desnudados sentimentos de forma tão directa que o leitor é apanhado de surpresa. Tive de parar várias vezes para respirar e voltar à leitura. Tantos murros no estômago, tanta agonia. Os segredos de Maria Lúcia são desvendados aos poucos. Os pensamentos de Laura expostos. A história está muito bem ligada.
Comecei por detestar a personagem mãe Maria Lúcia, no final senti pena. Uma vida difícil encarregou-se de estragar a sua infância. Contudo, não perdoei alguns dos seus actos. A vida tratou de puni-la? Acho que sim!
Quanto a Laura, é uma personagem estranha. Magnifica na sua estranheza. Com imensa falta de afecto, Laura tem problemas emocionais gravíssimos. Não sabe receber amor. É interessante ver como ela reage ao simples toque de um homem.
Parecem duas estranhas, com dificuldades em comunicar uma com a outra. Amam-se, odeiam-se.
Ambas estão muito bem construídas. São complexas. Não consegui ficar indiferente.
Este livro foi uma agradável surpresa. Fiquei fascinada com a escrita da autora. Questionei-me várias vezes: terá algo de autobiográfico? Vou ler tudo de Eliane Brum. Entendo agora a admiração dos leitores por este livro. Um livro cru. Mexe com assuntos tabus e uma realidade escondida. Esmiúça a vida de duas pessoas com uma enorme sensibilidade. Superou todas as expectativas. Simplesmente, adorei.
Cinco estrelas. Muito recomendado!