Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

amulherqueamalivros

Qui | 06.10.16

Toda a Luz Que Não Podemos Ver | Anthony Doerr

Cláudia Oliveira

 

No Goodreads

Minha pontuação 3*

 

Um ano depois do prémio Pulitzer li o livro Toda a Luz Que Não Podemos Ver, do autor Anthony Doerr. Um livro com a temática das minhas preferências (Segunda Guerra) e com uma personagem que me despertou a curiosidade: Marie Laure, uma menina cega. 

 

No geral, gostei do livro, mas sei que um dia mais tarde vai acabar por ficar no fundo da minha lista de "livros na segunda guerra" e não vou recomendar a muita gente. O livro é bem escrito apesar de repetir inúmeras vezes as mesmas palavras. Cada capitulo, curto (felizmente!) dá o ritmo que o livro perde no estilo da narrativa. Frases curtas, secas, descrições absolutamente bizarras. 

 

Os personagens são bem construidos. São os coitadinhos da Segunda Guerra. Um jovem, órfão, na Juventude Hitleriana. Uma menina cega. Um homem com uma doença grave. Tanto sofrimento num livro já por si no pior dos cenários. Adoro a forma como se cruzam. 

 

O livro não foi escrito para agradar às massas, pelo contrário. O autor não puxa à lágrima forçamente como outros romances. Não é a história que todos estão à espera que seja, e isso é bom. É a história passada na segunda guerra mais original de todas. 

 

Os meus capítulos preferidos são dedicados à menina cega. Muito visual. Acho que o autor se superou na forma como consegue captar as sensações da própria personagem. Tirava a tendência para os elementos mágicos que me irritou solenemente. Mas lá está, em momentos de sofrimento todos procuramos onde nos agarrar. O final, no geral, não me agradou.

 

Acho que a história foi desnecessariamente alongada, alguns capítulos não acrescentaram nada à história. Foi difícil ter uma ligação emocional às personagens. Contudo, as últimas duzentas páginas agradaram-me, a história acabou por ter algumas reviravoltas e a delicadeza da escrita do autor conquistou-me.

 

Não é um livro banal sobre a segunda guerra. Nesta leitura, acabei por aprender outros detalhes que eu desconhecia. Aprendi bastante.

 

"Fechar os olhos em nada nos faz adivinhar o que é a cegueira"

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.