Sete Minutos Depois da Meia-Noite | Patrick Ness
Esta edição é linda, tem ilustrações magnificas. O texto é curto, é de leitura rápida. Uma história triste, com uma mensagem muito bonita. Tem algumas gralhas, uma pena.
Comprei-o porque ouvi várias opiniões (extremamente) positivas sobre o livro. Estava convencida que ia ficar rendida, admirada, convencida. Não fiquei. Gostei, mas faltou qualquer coisa. Oh, acontece.
Antes de mais, este livro é uma homenagem à escritora Siobhan Down, que morreu com cancro em 2007. A ideia é dela, Patrick Ness escreveu a história.
Conor é um adolescente de pais separados. A sua mãe está em tratamentos para vencer o cancro, o pai visita-o poucas vezes, ele tem problemas na escola e não gosta da avó. Todas as noites Conor é visitado por um monstro assustador à meia noite e sete minutos. Num desses encontros o monstro informa-o que vai contar-lhe três histórias. As histórias são contadas no decorrer da história.
Não consegui largar o livro até chegar ao fim. Queria saber o objectivo do monstro na vida de Conor. No fundo, é uma metáfora em representação dos "monstros" que habitam em (alguns) de nós. Medos, problemas, desejos inconfessáveis. Emocionei-me no final. Os olhos ficaram marejados de lágrimas. Há tanto tempo que um livro não me provocava essa emoção... A mensagem transmitida é muito bonita, vale a pena ler.
Pretendo dar outra oportunidade e ler mais um romance do autor. Façam o favor de editar.
Três estrelas. Chego à conclusão que as histórias contadas pelo monstro não me convenceram. As reacções de alguns personagens (avó e pai) deixaram muito a desejar. Costumo dar quatro estrelas quando fico arrebatada pela história, não foi o caso. Mas as estrelas não interessam nada.