Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

amulherqueamalivros

Seg | 29.01.18

SEIS FILMES NOMEADOS AO OSCAR QUE VAIS ADORAR

Cláudia Oliveira

InstaFit_20180124_13071931.jpg

 

Comecei o ano a ver os filmes nomeados ao Oscar antes de saber quais eram. As criticas apontavam alguns como preferidos e não erraram. São sempre filmes com imensa qualidade e com interpretações fantásticas. Gostei bastante das surpresas em relação aos vencedora dos Golden Globes e dos nomeados ao Oscar. E já tenho os meus preferidos! Já vi quase todos os filmes nomeados na categoria Melhor Filme, falta-me um. No entanto, escolhi seis filmes para iniciar os textos sobre cinema. São opiniões muito gerais, sobre o mais marcante ou menos positivo. Só não fiquei impressionada com um filme, de resto foram excelentes momentos cinéfilos. 

 

Lady Bird

Gostei imenso deste filme. Foi uma paixão crescente, que acabou por tirar-me lágrimas no final. Senti-me envolvida aos poucos, identifiquei-me em determinados momentos e gostei sobretudo das interpretações. A Lady Bird (Saoirse Ronan) quer mais da vida, sonha voar muito alto e não desiste por nada. A história está cheia de camadas, desenvolve-se entre momentos dramáticos e comédia. Acho muito bem desenvolvida a relação entra ela e os pais, assim como a relação dela com a melhor amiga.O primeiro amor, entrada na fase adulta, sonhos, persistência são alguns dos assuntos desenvolvidos neste filme num olhar totalmente feminino. Aquele momento final é maravilhoso. Vou torcer muito que o filme leve um (ou mais) Oscar para casa, mas a concorrência é poderosa. 

 

Call Me By Your Name

Este filme é lindo. Visualmente muito bonito, com uma banda sonora bela e interpretações superlativas. Ainda tentei ler o romance que serviu de adaptação para o filme, mas é muito chato. O filme conquistou-me de imediato e fiquei presa até ao fim. Não creio que o filme vença como melhor filme na gala de 4 de Março, mas adorava que o Elio (Timothée Chalamet) ganhasse. Ele é formidável. Grande papel! O filme aborda um assunto sensível e nunca passa a linha da vulgaridade. Um rapaz apaixona-se por um rapaz mais velho durante o Verão em Itália na década de oitenta. Vejam! 

 

I, Tonya

Este filme conta a história verídica da patinadora americana Tonya Harding na década de 90 que ficou conhecida por estar envolvida na violência contra a sua rival nas Olimpíadas de 94. É absolutamente impressionante o trabalho da atriz Margot Robbie. Eu não conhecia a história, portanto o filme acabou por ser uma total surpresa. Gostei bastante das interpretações de todos os envolvidos. Gostei muito mais do que esperava. Tem momentos desnecessários que não acrescentam nada ao enredo e pode ser um bocadinho repetitivo em determinados momentos. 

 

The Shape of Water

Este filme é visualmente muito bonito e tem um enredo absolutamente criativo. No entanto, não fiquei convencida e ao contrário da maioria não gostei muito. Tem momentos muito marcantes e intensos, com uma mensagem poderosa, mas senti que o filme estava cheia de clichés. Uma história de amor comum, sendo que a grande diferença é que a história acontece entre uma mulher muda e um peixe. As interpretações são de excelência e acredito que a história será do agrado da maioria. Não funcionou comigo.  É um forte candidato na lista dos nomeados ao Oscar deste ano. E acredito que poderá ganhar a categoria de Melhor Director. 

 

Dunkirk

Fiquei muito impressionada com este filme. Sendo um filme de guerra nunca esperei adorar como foi o caso. A fotografia é brutal assim como os efeitos e a carga emocional da banda sonora. Asfixiante e poderoso. Um filme que me intrigou em determinados momentos, mas acabei por sair esclarecida após algumas trocas de galhardetes. O livro deve ser muito bom também. Um filme sobre coragem e sobrevivência. Um dos meus preferidos também na lista dos nomeados. Aliás, só filmes brutais neste lista, não é verdade? Vejam! É muito bom!

 

Three Billboards Outside Ebbing, Missouri

Uma mulher como última tentativa de chamar a atenção da policia local expõe três cartazes à beira da estrada relacionados com o crime contra a sua filha. Isso vai mudar a vida de vários populares e gerar a confusão. As consequências de um simples ato contra o sistema tem efeitos dramáticos e absolutamente arrepiantes. A história desenvolve-se através de várias vozes, com excelentes interpretações e nunca cai em lugares comuns. Temas como racismo, preconceito, violência, coragem, determinação e vingança são interligados de tal forma que ninguém sai deste filme indiferente. É brutal. Mistura momentos dramáticos e momentos de humor com uma mestria estrondosa.Tem de ganhar a categoria de Melhor Ator Secundário. Só papelaços. Vai levar muitos prémios para casa. Certezinha.

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.