Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

amulherqueamalivros

Banner billboard da campanha 50% desconto desenvolvimento pessoal
Ter | 17.07.18

PROJETO ORGANIZE A SUA CASA | 52 SEMANAS

Cláudia Oliveira

IMG_20180717_075651_771.jpg

 

 

 Quando a vida muda, mudamos com ela

 

"Uma casa é um espaço vivo em constante mudança, que cresce e se desenvolve à medida que as pessoas que o habitam fazem o mesmo"

 

A vida muda, assim como os objetivos de vida. Acredito que as mudanças trazem aprendizagem e experiência. Para alguém, como eu, que adora planear e organizar, nos primeiros tempos fica um bocadinho perdida, mas tudo se encaixa. O que estava a ser adiado passa a ser prioridade, o que era prioridade acaba por perder a sua força.

 

Alguma coisa tem de ficar pelo caminho, temos de escolher o essencial para os próximos tempos. E foi exatamente isso que eu fiz. Pausa no canal do YouTube com o qual já não me identificava, nem me entusiasmava mais. Sigo dois canais em Portugal e cinco no Brasil. O que significa que tenho mais tempo livre para fazer o que me motiva e deixa feliz. A partilha no Instagram deixa-me totalmente satisfeita porque o público é maior e o feedback mais real e dinâmico. Não sinto saudades nenhumas do YouTube, sorry. Sempre disse que seria o Instagram a rede social com mais força nos próximos tempos, é notório. Desta forma, dei a possibilidade de voltar à escrita, e estou a escrever um livro sobre maternidade. Um trabalho diário e muito gratificante. 

 

Sempre fui organizada, mas estou a precisar que seja algo mais consistente e enraizado. Sem ser uma obsessão. Quero aprender novos truques e ver o que se encaixa com o meu novo estilo de vida. É um tema que gosto imenso e estou sempre a procurar ler mais sobre o assunto. Quem me segue há algum tempo sabe que ando sempre a criar projetos e desafios, gosto de trazer conteúdo novo e não ficar presa ao mesmo de sempre. Acho que 2018 foi (ou está a ser) um dos anos mais criativos. Tive a possibilidade de trabalhar com profissionais, adquirir conhecimento e fazer novos contatos. 

 

O projeto Organize a Sua Casa

 

Quando recebi este livro, lancei a ideia do projeto no Instagram e algumas pessoas gostaram. Consiste em seguir o projeto da autora Paulina Draganja através do seu livro Organize a Sua Casa - Um projeto por semana. O projeto dura 52 semanas, ou seja, um ano. Podes comprar o livro AQUI e acompanhar regularmente no blog, ou simplesmente seguir o blog ou os stories no Instagram. Para isso, precisas de ter a aplicação Instagram e adicionar-me aos teus seguidores. A minha conta é @amulherqueamalivros.pt.

 

 

Cada semana tem um objetivo que nos dará algum trabalho, mas é isso mesmo. Sem trabalho não vamos a lado nenhum, não é verdade? A autora tem um blog  uma conta no Instagram que podes acompanhar e até imprimir as listas de tarefas (mas está em sueco). No entanto, farei os possiveis para manter-te informada das tarefas antecipadamente. Podes começar este desafio no inicio do ano, quando decidires criar a típica lista de objetivos. Mas eu não quis esperar. 

 

 

Criar e manter uma organização

" É verdade que a arrumação certa é importante, Mas há dois outros fatores que são necessários para criar um sistema duravel: a estrutura certa e as rotinas certas"

 

Estou de facto entusiasmada com o projeto que me parece super simples e eficaz. Alguns hábitos precisam de mudar, é preciso ter isso em conta, porque sem mudanças não conseguimos adquirir novos hábitos. É como largar um vicio pouco saudável, passar a ir regularmente ao ginásio ou comer de forma saudável. E outro aspeto bastante importante é a rotina. Eu ainda me estou a adaptar à nova rotina (farei um post sobre a minha nova rotina matinal e noturna brevemente), mas sei que aprendi bastante com o desafio #6amclub (ainda se lembram dele? foi uma experiência enriquecedora, recomendo a todos). 

 

Sugiro que reflitas se realmente precisas deste projeto. Se a rotina está implementada e te sentes capaz de transformar a tua vida em algo mais organizado. E sem desculpas, "não tenho tempo". A organização e a rotina trazem tempo de qualidade. E ainda, poupança. Não acreditas? Experimenta!

 

"É bom ter rotinas. São uma forma de cuidarmos de nós próprios. Se sofrermos de stress, é bom ter uma rotina para descansar. Há coisas na vida que não conseguimos se não decidirmos a consegui-las." Demasiado cliché? Quando me perguntam como consigo ser tão organizada não consigo responder de imediato. Foi um processo, um caminho que acabou por se tornar algo muito natural que fica difícil de responder. Acredito que toda a gente consegue. Porque eu não era assim, aprendi a ser. Também tenho os meus momentos de preguiça, mas sei que só atinjo objetivos se não me permitir ser preguiçosa a maior parte do tempo. Eu gosto de desafios.

 

Vamos ao desafio da primeira semana?

 

Semana 1 | Escrever a lista de prioridades

- 17 a 24 de Julho

 

O livro da Paulina será como um guia, tem várias ferramentas que podemos usufruir de acordo com a nossa realidade. Cada casa tem as suas necessidades especificas. Ela sugere que o primeiro passo seja escrever a lista de prioridades. No livro existe um espaço para escrever uma lista das prioridades mas podes anotar tudo num caderno (ou no teu blog/instagram). Toma nota das dificuldades e do que te incomoda na tua casa. Pode ser qualquer coisa, desde uma gaveta desarrumada à desordem na garagem. Escreve tudo o que vier à cabeça. 

 

Alguns exemplos:

- trocar os quartos dos membros da família

- encontrar um sistema prático para a reciclagem

- tornar o espaço mais amplo

- fazer um pequeno jardim doméstico

- ter as especiarias todas organizadas

 

 Cuidado para não criares projetos demasiado longos - o prazo tem de ter uma semana. Organizar a cozinha pode ser algum muito grande, o melhor é dividir por pequenos projetos. Um ano para fazer tudo o que estiver na nossa lista de prioridades. 

 

Parece fácil. Temos uma semana para definir as nossas prioridades e começar a preparar a mente para o que vem a seguir. Começa hoje e vai até à próxima terça. Brevemente falo mais sobre o desafio da semana 2 nos stories. Em baixo deixo a foto com os desafios até à semana 16, para quem quiser passar para o papel. Já podem deitar o olho aos próximos desafios e decidir se querem participar. 

 

Não se esqueçam de usar a hashtag #organizeasuacasa de forma a vos encontrar nas redes sociais. Entretanto, vou ver se faço a minha lista de prioridades também. Se tiverem alguma dúvida é só deixar comentário ou enviar mensagem. Boa organização, estamos juntas!

 

IMG_20180717_080237_HDR.jpg

 

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.