Projecto | Ler Saramago
Saramago é amor. Sou admiradora do seu trabalho, enquanto homem apaixonado pela escrita e o seu grande amor. É impossível ficar indiferente à história de amor dele com Pilar. Li algumas das suas obras e nunca fiquei desiludida. Acho-o um génio nas suas ideias, magnifico na sua forma de escrever. Vejo Saramago como arte eterna e amor. A minha admiração é imensa. Um homem que gostaria de ter conhecido, simultaneamente nervosa num encontro à distância.
Comecei um projecto chamado Ler Saramago (existe vídeo no canal no Youtube). Consiste em ler todos os seus romances por ordem cronológica. Começo pelo romance *Terra do Pecado*, publicado em 1947. Este romance chamava-se “A Viúva” mas a editora considerou um título pouco comercial. Saramago aceitou, queria apenas que o seu livro fosse editado.
Lista de romances publicados
Terra do Pecado
Manual de Pintura e Caligrafia
Levantado do Chão
Memorial do Convento
O Ano da Morte de Ricardo Reis
A Jangada de Pedra
História do Cerco de Lisboa
O Evangelho Segundo Jesus Cristo
Ensaio Sobre a Cegueira
Todos os Nomes(lido)
A Caverna
O Homem Duplicado
Ensaio Sobre a Lucidez(lido)
As Intermitências da Morte(lido)
A Viagem do Elefante(lido)
Caim(lido)
Claraboia(lido)
Alabardas, Alabardas, Espingardas, Espingardas
Irei reler os livros lidos. Pretendo comprar todos os títulos e completar a minha colecção. Se o mesmo não for possível farei a leitura através dos livros da biblioteca (existem todos os títulos na Biblioteca Municipal de Alenquer) ou e-books. Farei textos durante o caminho percorrido neste desafio. Uma forma de registar as minhas ideias, opiniões e quem sabe incentivar alguém a ler as obras de Saramago. Convido todos a juntarem-se a mim neste desafio maravilhoso de ler José Saramago. Saramago ganhou o Nobel da Literatura no dia 8 de Outubro de 1998.