Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

amulherqueamalivros

Banner billboard da campanha 50% desconto desenvolvimento pessoal
Ter | 14.10.14

Projecto | Ler Saramago

Cláudia Oliveira

Saramago é amor. Sou admiradora do seu trabalho, enquanto homem apaixonado pela escrita e o seu grande amor. É impossível ficar indiferente à história de amor dele com Pilar. Li algumas das suas obras e nunca fiquei desiludida. Acho-o um génio nas suas ideias, magnifico na sua forma de escrever. Vejo Saramago como arte eterna e amor. A minha admiração é imensa. Um homem que gostaria de ter conhecido, simultaneamente nervosa num encontro à distância.

Comecei um projecto chamado Ler Saramago (existe vídeo no canal no Youtube). Consiste em ler todos os seus romances por ordem cronológica. Começo pelo romance *Terra do Pecado*, publicado em 1947. Este romance chamava-se “A Viúva” mas a editora considerou um título pouco comercial. Saramago aceitou, queria apenas que o seu livro fosse editado.

Lista de romances publicados

Terra do Pecado

Manual de Pintura e Caligrafia

Levantado do Chão

Memorial do Convento

O Ano da Morte de Ricardo Reis

A Jangada de Pedra

História do Cerco de Lisboa

O Evangelho Segundo Jesus Cristo

Ensaio Sobre a Cegueira

Todos os Nomes(lido)

A Caverna

O Homem Duplicado

Ensaio Sobre a Lucidez(lido)

As Intermitências da Morte(lido)

A Viagem do Elefante(lido)

Caim(lido)

Claraboia(lido)

Alabardas, Alabardas, Espingardas, Espingardas

Irei reler os livros lidos. Pretendo comprar todos os títulos e completar a minha colecção. Se o mesmo não for possível farei a leitura através dos livros da biblioteca (existem todos os títulos na Biblioteca Municipal de Alenquer) ou e-books. Farei textos durante o caminho percorrido neste desafio. Uma forma de registar as minhas ideias, opiniões e quem sabe incentivar alguém a ler as obras de Saramago. Convido todos a juntarem-se a mim neste desafio maravilhoso de ler José Saramago. Saramago ganhou o Nobel da Literatura no dia 8 de Outubro de 1998.

4 comentários

Comentar post