O Lugar do Morto | José Eduardo Agualusa
O que retirei de bom deste livro? A questão final é sempre esta.
José Eduardo Agualusa teve uma boa ideia ao dar voz a alguns escritores falecidos. Jorge Amado, Fernando Pessoa, Clarice Lispector, Camilo Castelo Branco, Machado de Assis, entre muitos outros. Por coincidência também estava por lá o autor de Três Tristes Tigres, Guillermo Infante Cabrera. Um livro que andava a ler até ontem.
Cada capítulo é dedicado a um tema pela voz de um escritor. O livro tem 24 capítulos. Os escritores vão desabafando os seus pensamentos em relação ao mundo actual. Dissertações várias sobre o acordo ortográfico, edições, leitores, poesia, biografias, entre outras. Os meus preferidos foram os queixumes de Camilo Castelo Branco e da Clarice Lispector. Devido a este capitulo fiquei com vontade de ler a biografia da Clarice, escrita por Benjamin Moser, esgotada e não disponível nos sites online. Todavia, encontrei em e-book. Também achei interessante o ponto de vista do Machado de Assis e do Eça de Queirós.
Acho que o autor podia ter aproveitado melhor a ideia e aprofundado mais os temas. Acho que são dissecados de forma superficial, senti falta de mais.
Parabéns à Tinta da China pela fantástica edição.
Dei três estrelas no Goodreads.