Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

amulherqueamalivros

Qua | 01.07.15

Mesmo Antes da Felicidade | Agnés Ledig

Cláudia Oliveira

Fui surpreendida. Quando comecei a ler este livro convenci-me que sabia o final. Achei que a autora iria por caminhos fáceis e pouco surpreendentes. Enganei-me redondamente. Uma reviravolta no meio do livro troca as voltas ao leitor. Para ficar de boca aberta e lágrima ao canto do olho. 

 outra vez esta foto, pensam os visitantes deste blog

 

Julie é mãe solteira de vinte anos de uma menino com três anos, o Lulu. Um dia, conhece Paul, um homem mais velho. Paul sente compaixão por ela e comovido pela sua história resolve fazer-lhe um convite inesperado. Qual é a probabilidade de isto acontecer na vida real? Muito pouca, muito pouca. Nas primeiras páginas estranhei, mas acabei por entranhar. 

Gostei de ler este livro. Tem uma história mais profunda do que aparenta à primeira vista. Os personagens precisam uns dos outros e vão evoluindo ao longo da história e vencendo as atrocidades. Cada um retrata um problema comum, juntos superam. Com uma linguagem bastante acessível e comovente é uma história para ler em qualquer altura do ano. Puxa à lágrima, mas não me deixei comover. Pensei, e ainda penso, e se fosse comigo? 

O personagem Paul incomodou-me, tem algumas atitudes rudes. Passou mais de metade do romance a chamar a Julie de feminista. O filho deste também me irritou um bocadinho no inicio,  acabei por sentir empatia pela sua história e passou. Acho a Julie incoerente em algumas atitudes, mas simpatizei com ela. Tenho pena que Lulu não tenha tido mais destaque no inicio do livro. Foi complicado para mim enquanto leitora apegar-me ao pequeno Lulu. O que prejudicou um bocadinho no momento alto da história. 

Dentro do género é um livro bonito, transmite força e esperança no futuro. 3.5 estrelas.

Citação do livro:

"A intimidade não se lê no rosto. Julgamos por vezes adivinhá-la e acabamos depois por concluir que estavámos completamente enganados."

"Não é preciso muito para ser feliz de verdade..."

 

Nas bancas a 15 de Julho, da editora Guerra & Paz Editores.

7 comentários

Comentar post