Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

amulherqueamalivros

Sex | 01.08.14

Mãe Coragem | Paulo Sousa Costa

Cláudia Oliveira



Sendo uma biografia é natural que a pessoa em causa esteja na capa. O livro é sobre a vida de Dolores Aveiro, uma foto da mãe de Cristiano Ronaldo faz a capa deste livro. Numa foto simples como a personalidade da homenageada. Diversos tipos de letra, muita informação. Acho a capa pouco apelativa. Gosto dos tons rosados mas não gosto da quantidade de frases. Para mim, bastava uma frase na parte inferior do título. 




Não me lembro de ter lido na minha vida alguma coisa escrita por Paulo Sousa Costa. Conheço-o das revistas, mas pouco ou quase nada. A primeira vez que ouvi falar nele e tomei atenção foi quando o filho dele morreu de forma súbita. Lembro-me de ele ter escrito um livro intitulado "Desistir não é Opção" em homenagem ao seu filho. Não conhecia de todo a escrita do autor. Não comprei o livro por ele. Comprei o livro pela Dona Dolores. Grande ideia! Aposto que vai vender imenso e ainda ser traduzido por vários países. 






Expetativas baixas. Talvez um livro sobre Cristiano Ronaldo, pouco focado na mãe. A polémica em redor do livro fez-me comprá-lo assim que saiu. Queria saber se valia a pena todo o aparato ou se a minha visão sobre esta senhora estava correta. 





Este livro conta a vida de Dolores Aveiro desde a infância até à vida atual. Desde a perda da sua mãe, da ida para o orfanato, a relação com o pai e a madrasta. As fugas de casa, os mau tratos. Passando pela fase adulta, o casamento, o nascimento dos filhos, a luta contra a miséria. E claro, a chegada de Cristiano Ronaldo e o ponto de viragem na família Aveiro. Extra, as fotos no centro do livro. 90% sobre Dolores Aveiro, 10% sobre CR7.




 A escrita de Paulo Sousa Costa é simples apesar de ter passagens de grande profundidade. Consegue mexer com os sentidos do leitor, mostra diante da imaginação do leitor a crueldade pelo qual passou Dolores. Gostei, tornou a leitura do livro bastante fluida. Li o livro muito rapidamente. Achei muito bom o autor ter dado um toque de romance à história. 





Raramente leio biografias, não esperava gostar tanto e ficar agarrada do inicio ao fim. Senti-me próxima de Dolores Aveiro. Fiquei a respeitá-la mais. Ser mãe é fácil porque todas podem dar à luz mas ser uma mãe com carácter e garra não. Passar por obstáculos e nunca desistir dos filhos, enfrentar e lutar sempre, assim é Dolores como mãe. Uma mãe de mão cheia. Muitas mães podem ter passado pelo mesmo, este livro dá a voz a uma mãe que ultrapassou e ainda teve a sorte do seu lado. O melhor? Nunca perdeu a humildade. O dinheiro da venda do livro vai para a instituição que a acolheu quando era pequena. Perdoou quem lhe fez mal, em vez de ficar cheia de rancor e transformar-se numa pedra. 


O livro superou todas as minhas expetativas. Emocionei-me, pensei na minha vida, na vida da minha mãe. E no que quero ser como mãe e mulher. Tenho pena que preconceitos envolvam estes livros. Eu gostei imenso da leitura. 





4 estrelas em 5. Não dei 5 estrelas porque acho que o autor pecou um bocadinho na repetição de ideias. Não era necessário voltar a repetir a garra e força de Dolores Aveiro no final do livro, todas as situações descritas fizeram esse papel. Ficava melhor, na minha opinião, a decisão do leitor em relação à homenageada. Sem frases feitas. 


Uma leitura que recomendo aos fãs da família, a curiosos ou admiradores de biografias de pessoas lutadoras. 


Podem assistir ao vídeo sobre a minha opinião se tiverem interessados.








Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.