Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

amulherqueamalivros

Qua | 24.01.18

LUGARES EM PORTUGAL PARA DESCOBRIR E USUFRUIR

Cláudia Oliveira

IMG_20180124_150816.png

 

Quero partilhar convosco três lugares em Portugal para descobrirem e usufruírem. Temos tanta oferta no nosso país, não é verdade? Todos os espaços mencionados foram visitados este mês. São surpreendentes e muito diferentes entre si. Mas claro, tive o meu preferido, já vão entender qual foi o eleito quando lerem até ao fim. Digam-me se também gostam de descobrir lugares e experimentar pratos novos. Eu adoro. E este ano, o ano de arriscar, já permitiu conhecer pessoas novas, provar novos sabores e visitar uma cidade querida do coração. Ah, para não falar na quantidade de coisas que já aprendi. Quero os meses do meu ano 2018 desta forma. Pode ser? Farei por isso! Depois desta maldita gripe passar. 

 

Queridos leitores, vamos descobrir lugares em Portugal e usufruir do melhor que a vida tem. A vida é uma miscelânea de momentos, com temperos protagonizados por sabores e pessoas. Novo espaço no blog intitulado de Leitores em Viagem (para já exclusivamente em Portugal, quem sabe além fronteiras nos próximos tempos). Eis as três sugestões deste mês. 

 

InstaFit_20180124_12532860.jpg

A Burgueria Regional foi o primeiro espaço que eu, leitora desta vida, visitou. Situa-se em Torres Vedras, dentro do Centro Comercial Arena. Não fosse o frio e a chuva a experiência teria sido muito melhor. A porta que dá para a esplanada esteve o tempo inteiro a abrir-se, o que dificultou o almoço devido à corrente fria nas costas. Aposto que com bom tempo este espaço é perfeito para um almoço de domingo. O atendimento é razoável, acho que precisavam de mais pessoas a atender. Para recolherem o pedido demoraram cerca de meia hora e o mesmo aconteceu com os cafés e a conta.

 

Quanto à comida, têm várias ofertas (vegan, carne e peixe) e são muito saborosas. Nota-se que os alimentos são frescos, a limonada também era muito boa assim como as sobremesas (sobretudo a baba de camelo), só fiquei um bocado desiludida com as batatas fritas. O espaço é bonito, original, pegaram na tradição portuguesa e transformaram em pequenos pormenores para marcar a diferença. O preço é cerca de 10€ por pessoa. Mais em Zomoto.

 

Acho que durante a semana a visita pode ser mais calma e no verão a esplanada pode ser muito bem aproveitada com uma limonada fresca e um bom livro. 

 

 

InstaFit_20180124_12503139.jpg

Espaço Eça em Leiria, fica muito perto da antiga casa do escritor homenageado (uma casa praticamente abandonada, com pouco aproveitamento por parte do munícipe) . Leiria é muito especial para mim, passei momentos perfeitos nesta cidade. No entanto não conhecia esta cafetaria mesmo no centro da cidade. O Espaço Eça está totalmente decorado com pormenores relativos à obra do Eça de Queiroz, desde livros, frases, pintura na parede e caricatura. É muito acolhedor e bonito. O serviço também é simpático, com aquecimento e internet disponível. Tive pena porque só provei o croissant e o café. Então não posso falar muito sobre a comida. 

 

Costumam ter alguns eventos dedicados à literatura. Podem acompanhar na página do Facebook. Não servem almoços, só mais à base de sandes e tostas. Vale a pena visitar para um lanche ou um encontro literário. 

 

Lugar ideal para este tempo frio. Para um lanche quente, um clássico da literatura portuguesa e uma boa companhia.

 

InstaFit_20180124_12472979.jpg

 22 Lounge Bar fica em Lisboa, na zona de Martim Moniz. Apesar de um pouco escondido é fácil lá chegar através de transportes. O espaço apresenta a área dedicada à hotelaria (ONJ São Lázaro) e outra à restauração.

 

Sabem o que mais me fascinou neste protejo? A forma como juntam a sofisticação, requinte e tradição. No brunch que eu provei a maior parte dos produtos foram produzidos pela própria quinta. Certo, o hotel tem uma quinta onde cultivam e criam os próprios vinhos, legumes e frutas. As compotas e o mel eram deliciosos e todos produzidos por eles. Assim como os pães e as panquecas, uma coisa melhor do que a outra. A salada de quinoa estava fantástica, as bebidas muito fresquinhas e saborosas. Foi um verdadeiro Brunch das Rainhas organizado pela Ana Paula, do Eléctrico 28.

 

Quanto à zona hoteleira, os quartos são absolutamente bem equipados (tudo da Smeg, não dá para ficar indiferente!) com alta tecnologia (as luzes podem ser controladas através de um tablet). E a escadaria no centro com acesso aos quartos? Maravilhosa, adoro pormenores clássicos em casas modernas. É um lugar perfeito para turistas, boa comida e um alojamento acima da média no que diz respeito a conforto e requinte.  Ah, tem um cantinho maravilhoso na rua, deve ser perfeito para os dias de calor. Também pode ser reservado para festas, imaginem que querem festejar o vosso aniversário, este lugar é perfeito. Mais no Zomato.

 

É um lugar com vários espaços para qualquer situação ou temperatura. Imagino-me no quarto do Hotel a ler um ebook enquanto faço umas torradas com vista para uma das cidades mais bonitas.

 

Sugestões de Leitura 

Jalan Jalan - Uma Leitura do Mundo, Afonso Cruz

Arquipélago, Joel Neto

O Caminho Imperfeito, José Luís Peixoto

 

 goodreads twitter instagram facebook

9 comentários

Comentar post