Illuminae | Amie Kaufman e Jay Kristoff
Minha pontuação 4*
Este foi o livro mais original que já li na vida. Sério. Totalmente diferente, fora do comum. Original, uma total experiência de leitura que só é possível graças à edição elaborada e maravilhosa da Nuvem de Tinta. Já tiveram a oportunidade de espreitar este livro por dentro? Espreitem. Outra coisa, bem que podiam fazer um filme baseado neste livro. Seria interessante passar para a tela o que foi contado em papel e criado na nossa imaginação.
2575, o espaço foi explorado pela humanidade, outros planetas foram habitados. Existe uma guerra entre dois planetas, pessoas estão em perigos. Esta história centra-se no casal Kady e Ezra, ela está no Hypatia, ele na colônia Kerenza. Trocam e-mails e frequentam salas de chat para continuarem a comunicar. Através de vários documentos somos absorvidos pela história, no início muito confuso mas torna-se tudo claro aos poucos.
É um livro de ficção científica, um género que não costumo ler mas acabei por gostar e sair surpreendida. É ideal para levar a imaginação mais longe e fazer frio na barriga. Aconteceu comigo, talvez tenha passado a sensação de estar fechada numa nave ou perdida no meio da galáxia.
Achei interessante algumas referências feitas neste livro a Jesus, a figura religiosa dos tempos actuais. Em 2575, ainda é invocado. Outra surpresa, foram as referências literárias, sobretudo ao poeta Walt Whitman. Existem valores que nunca se perdem, não importa para onde a humidade caminha. A arte e a religião sobrevivem.
Senti falta de mais dados sobre a vida deles, de algumas explicações em relação à colonização dos planetas e exploração espacial. Achei irritante as asneiras estarem visualmente banidas do vocabulário e alguns momentos da história são aborrecidos. No entanto, vou esperar pelo segundo volume e esperar pelas respostas que não encontrei neste.
A história tem momentos impactantes, assim como supreendentes. Os personagens acabam por entrar nas nossas vidas aos poucos. O casal protagonista é cativante apesar de não termos muitas informações sobre eles. O caracter é definido com as escolhas e algumas atitudes. Gostei da subliteza com que os autores criaram esta história.
Um livro destinado ao público jovem-adulto, ideal para estas férias.