ANTESTREIA COM UCI - EL CORTE INGLÊS | "A SOCIEDADE LITERÁRIA DA TARTE DE CASCA DE BATATA"
Ontem fui à antestreia do filme "A Sociedade Literária da Tarte de Casca de Batata" no El Corte Inglês. O filme estreia hoje nas salas de cinema portuguesas. Para quem não conhece, é a adaptação de um romance das autoras Mary Ann Shaffer e Annie Barrows. Um romance epistolar publicado em 2010 pela Suma de Letras. Ganhou uma capa nova alusiva ao filme como é habitual com a estreia do filme.
Antes do filme, um welcome drink com Gin Sharish e um Tarte de Batata pelo chef Rodrigo do Castelo. Maravilhoso! O evento estava cheio de pessoas lindas e simpáticas. Deu para colocar a conversa em dia com a Marta Chan, a melhor companhia.
O filme prolonga-se ligeiramente sem necessidade, mas valeu muito a pena. Não posso ainda fazer as comparações com o enredo do livro porque ainda só li 51 páginas, mas encontrei por enquanto várias diferenças. No entanto, adaptação à parte, o filme é muito divertido e emocionante. Quando terminar falo melhor sobre isso.
A história passa-se durante a ocupação nazi durante a segunda guerra mundial em Inglaterra e o pós guerra, com um contexto social que acho muito interessante. E não é mais do mesmo. É original e encantador. A protagonista é uma escritora chamada Juliet que acaba por descobrir um clube literário muito especial em Guernsey através de uma troca de cartas com um dos membros. Curiosa, larga a sua vida para ir conhecer o Clube Literário da Tarte de Casca de Batata. E vai encontrar uma história extraordinária! Não vou revelar nada de nada para serem apanhados de surpresa também.
Adoro filmes/livros sobre livros, escritores, livrarias e clubes literários. Não consigo resistir. Surpreendi-me bastante com o enredo e com as personagens. As mulheres desta história são extraordinárias (com excepção da empregada da pensão). Lutam pelos seus princípios, corajosas, e apesar de cometerem erros têm a capacidade de admitir e voltar atrás. O romance é muito ressaltado e não sendo o melhor do filme, acabou por me cativar.
Recomendo, emocionante e divertido.