Ana de Amsterdam | Ana Cássia Rebelo
Minha pontuação: 4*
A portuguesa Ana Cássia Rebelo tem um blog intitulado Ana de Amsterdam. Em Fevereiro de 2015 foi lançado um livro com o mesmo título que reúne vários textos do blog escritos entre 2006 a 2014. O título escolhido é também o nome de uma conhecida música de Chico Buarque. O registo é bastante intimo, melancólico e surpreendentemente divertido.
Este livro foi uma grande surpresa, devorei até ao fim. É uma narrativa cativante, cheia de pormenores e temas acutilantes. Não há filtro na forma como a autora expressa aquilo que sente em relação à vida e às pessoas. Ela sofre de depressão, pensa várias vezes na morte e não esconde nada ao leitor. Temas tabus são abordados de forma natural. Nunca li textos tão transparentes sobre a frigidez, o suicídio e masturbação como encontrei neste livro. Ela não encaixa nos padrões normais impostos pela sociedade e não esconde.
A única coisa que me incomodou ao longo do livro, e por isso não entrou para a lista dos meus livros preferidos, foi a forma rezingona e mesquinha com que a autora fala de outras pessoas. Ela só gosta das pessoas que lhe são muito próximas ( que bonita homenagem!) e não gosta das pessoas em geral. Encontra defeitos nos desconhecidos e transporta isso para as suas frustrações.
Prometo que vão acabar por identificar-se com alguma passagem. Um livro para ler de mente aberta. Gostei imenso! Leiam, leiam. Esta mulher escreve muito bem, queremos mais!