Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

amulherqueamalivros

Dom | 23.03.14

"A Irmã de Freud" de Goce Smilevski - Impressões às primeiras cinquenta páginas

Cláudia Oliveira


Recentemente li "Beatriz e Virgílio" de Yann Martel, o livro fala sobre o Holocausto. "A Irmã de Freud" de Goce Smilevski também. Existem imensos livros que abordam este tema das mais diversas formas. Eu gosto do tema, sou leitora recorrente de livros dessa temática mas tenho de admitir que estou um bocado cansada. É um tema que me faz afundar numa tristeza imensa. Deixa-me enojada com a crueldade humana.


Agarrei neste livro sem saber do que se tratava, fui surpreendida com mais uma história sobre o Holocausto, narrada por alguém que sentiu a dor e viu a morte de perto. De salientar que o livro é ficção. A personagem principal é a Adolfine, irmã de Freud. Ela vai contar como o irmão Freud, a abandonou à mercê da morte e preferiu salvar outras pessoas, vai contar tudo o que passou no campo de concentração. As primeiras páginas são arrebatadoras, deixaram-me sem palavras de tão cruel que é a situação. Estranho é o que vem a seguir, Freud mostrava um amor imenso pela irmã qando estes eram mais novos, era o seu mentor ao contrário da sua mãe fria e infeliz que a desprezava.


Estou curiosa pelo desenrolar da história. Quero saber os os verdadeiros motivos de Freud a ter abandonado, a ela e às outras irmãs. Quero perceber os motivos da sua preferência quanto a ela. A escrita de Goce é envolvente, fácil e doce. Estou a gostar muito. Posso estar errada, mas acredito que este não é apenas mais um livro sobre o Holocausto.


1 comentário

Comentar post