Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Uma Rapariga é uma Coisa Inacabada | Eimear McBride

por Cláudia Oliveira, em 13.07.16

IMG_1605.JPG

 

No Goodreads 

Minha pontuação 3*

O tradutor deste livro está realmente e parabéns. Não foi certamente fácil entrar no pensamento desta menina. Querem um excerto para entenderem aquilo que estou a dizer? Cá vai.

 

"Jesus isso. Fedor disto. Cidade quando me apeio do comboio. Arfar pulmões cheios daquilo em ti e ver como estás, ela diz cigarro filtro puído castanho na língua dela."

ou

"Nunca se deu ao trabalho no aqui e agora. Não. Não estou impressionada. Cala mas é essa boca tu. Foda.se. Estou só a fazer. O. Meu. Melhor."

 

A protagonista é uma menina que vive com a mãe e o irmão doente. São uma família pobre a viver numa aldeia religiosa. Ela sofre de abusos por parte de um tio. O desflorar de uma menina no meio de um ambiente abusivo e de maus tratos perante o amor incondicional pelo irmão. Entramos no fluxo de consciência desta menina e seguimos até ao fim com dificuldades em respirar.

 

Eu não gostei muito do livro. Já li livros melhores que abordam o mesmo tema. Querem um exemplo? A Casa com Alpendre de Vidro Cego, da autora Herbjorg Wassmo. Infelizmente a editora nunca traduziu os volumes seguintes desta trilogia. No entanto, em ambos, existem descrições intensas de abusos sexuais contra crianças. 

 

A minha maior dificuldade para envolver-me com a história foi a narrativa intricada. Não funcionou comigo. Talvez seja o género de livro que só funciona no original. É um livro que carrega bastante tristeza e não li na melhor altura. 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)




Mais sobre mim

foto do autor


AUTORES QUE NOS UNEM

VISITA O SITE