Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

amulherqueamalivros

Ter | 16.05.17

"UMA MAGIA MAIS ESCURA" | V. E. SCHWAB

Cláudia Oliveira

 

IMG_20170515_171923.jpg

 

Victoria Schwab, ou V. E. Schwab, é a autora do mais recente sucesso de literatura fantástica editado em Portugal pela Editora Minotauro. Uma série direccionada para o público de Young Adult. Ainda sem conclusão, a trilogia tem recebido imensos elogios por parte dos leitores do género. A autora lançou o segundo volume em 2016 e está a escrever o terceiro. Precisamos dos seguintes, não suporto a ideia de começar uma série e não terminar.  

 

Este história passa-se em 1819, em Londres. A cidade está dividida em quatro mundos paralelos: Cinzenta, Vermelha, Branca e Preta. Cada uma tem um diferente grau de magia, sendo que a Londres Negra desapareceu na escuridão e a Vermelha é governada pelo principie Rhy.  É na Londres Vermelha que a história deste volume está centrada. Como protagonista temos o Kell, embaixador do império de Maresh, ele viaja entre os diversos universos para entregar correspondência entre os governantes. Traz objectos de um mundo para o outro, vende-os de forma ilegal e proibida. No meio dessas visitas, entre um mundo e outro, vai acontecer algo muito grave devido a um erro do Kell. 

 

Kell é uma personagem muito interessante. A história dele não é entregue ao leitor de uma só vez, é desvendada ao longo da trama através dos seus relacionamentos e ligações. Mas para mim a melhor personagem é a Delilah. Apesar de irritante, é muito forte, tem a capacidade de roubar muitas vezes o protagonismo do Kell ( e não só, visto que ela faz do roubo o seu passatempo preferido). Tem uma enorme sede de vida e poder. Não olha a meios para atingir os fins. Aceita-se, admite que rouba porque gosta. Ela vai ser uma chave importante para o decorrer da história.

 

Adorei o facto deste livro não ter romance. Viva os livros sem romance forçado entre as personagens. Sério, até fico emocionada com tal facto. É possível um bom livro não viver de um romance banal ou de um triângulo amoroso. Também gostei muito do final do livro, promete uma boa continuação. Fiquei curiosa e pretendo ler o próximo volume. Espero que a autora tenha dado mais profundidade às cidades. Senti uma enorme ausência da presença de Londres nesta história. O destaque foi para as personagens ( o que não é necessariamente mau), mas podia ter aproveitado mais estas Londres. Há um infindável mundo para explorar. Será no próximo volume?

 

Fiquei agarrada à história até ao fim. Os elementos mágicos são complexos, sobretudo a ideia da magia estar no sangue. A narrativa e os diálogos também são bons. Uma autora para ficar debaixo de olho. Os leitores de fantasia têm aqui uma mão cheia de criatividade e talento.

 

(livro cedido pela editora)