Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

amulherqueamalivros

Qui | 12.05.16

Um Postal de Detroit | João Ricardo Pedro

Cláudia Oliveira

IMG_9746.JPG

 

No Goodreads

Minha pontuação 2*

 

Este é aquele caso típico de um livro com qualidade que foi lido após uma outra leitura arrebatadora sofrendo assim influência na experiência de leitura e posteriormente na avaliação. Não o momento certo, tenho a perfeita noção. 

 

A história tinha tudo para ser uma história marcante. Baseado em factos verídicos ocorridos em 1985, no dia 11 de Setembro, quando um choque frontal entre dois comboios matou várias pessoas em Portugal. Sabiam disto? Eu nunca tinha ouvido falar. No meio dos destroços de um dos comboios onde não era suposto estar, aparece a mochila da Marta. Onde está o corpo da Marta?

 

João Ricardo Pedro cria um narrador na primeira pessoa com um distúrbio mental, o irmão da Marta. Ele vai revelando várias características da Marta de forma que o leitor a conheça melhor. Ele tem o péssimo hábito de bisbilhotar os cadernos da irmã, talvez para também a conhecer melhor. 

 

Senti-me perdida várias vezes neste livro. Precisei de voltar atrás constantemente. No final não senti nenhuma recompensa. Não foi marcante, pelo contrário. Se o autor escreve bem? Muito. Simplesmente não funcionou comigo. Acho que vou dar outra oportunidade e ler o seu primeiro romance O Teu Rosto Será o Último. Foi vencedor do Prémio Leya em 2011, motivo mais do que suficiente.