Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

amulherqueamalivros

Seg | 18.05.15

Qual foi o livro mais violento que já leste?

Cláudia Oliveira

Os livros de George RR Martin são muito violentos. Lutas entre espadas, batalhas, não fosse a Guerra dos Tronos. Chegam a arrancar olhos. Entre outras coisas mais. Sangue e muitas mortes faz desta saga a mais violenta que conheço. Os Jogos da Fome de Suzanne Collins também são livros com um elevado grau de violência. 

 

Os livros sobre a Segunda Guerra Mundial são os mais violentos. A xenofobia é a maior atrocidade que o homem pratica contra o seu semelhante. Alguns contam fatos verdadeiros, outros andam muito perto. O livro Se Isto é um Homem de Primo Levi é o livro mais violento que já li, ou recordo ler. Primo Levi expõe a sua experiência, é difícil ficarmos indiferentes. 

 

A violência pode manifestar-se de diversas forma. Bullying, perseguição, chantagem emocional ou maldade gratuita. Livros como Milagre de r.J. Palacio e Por Lugares Incríveis de Jennifer Niven abordam diferentes pontos de vista em relação ao bullying. Vi um filme violento que me marcou bastante chamado Precisamos Falar Sobre Kevin, ainda não consegui ler o livro de Lionel Shriver mas pretendo. Clube da Luta é um livro violento, consegue que o leitor sinta nojo em vários momentos. 

Um livro que me impressionante o suficiente para passar várias semanas agarrado a ele foi A Sangue Frio de Truman Capote. Sobretudo por ser baseado numa história verídica. O autor faz um trabalho jornalista fascinante. Cheguei a sentir medo de estar sozinha em casa. 

O conhecido livro O Perfume de Patrick Suskind tem uma das histórias mais macabras. Nunca o esqueci, nem as sensações que obtive durante a leitura. 

 

Sou contra a violência, fujo de uma cena de pancadaria a sete pés. Mantenho-me longe de lugares onde a violência é propicia. Massas fanáticas deixam-me nervosa. Numa discussão nunca sou aquela que oferece uma chapada, dá um empurrão. Chamem-me cobarde. Acredito que a violência não é necessária entre duas pessoas adultas.

 

Impressiono-me bastante com cenas de violência. Gosto de livros que procovam em mim alguma emoção, boa ou má. Sobretudo má. Gosto de me chocar. Sejam histórias verdadeiras ou não. Queimada Viva foi o primeiro livro que me chocou. Descobrir que existem mulheres condenadas à morte por leis feitas por homens perturbou-me imensamente. Este livro fez-me perder uma parte da ingenuidade própria daquela idade. 

E tu? Qual foi  livro mais violento que já leste?

2 comentários

  • talvez tenhas lido mas não tenha sido muito marcante.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.