Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




SOU LEITORA BETA CONTACTE-ME PARA AVALIAÇÃO contactoclaudiaoliveira@gmail.com

BREVEMENTE

Resultado de imagem para mario de carvalho novidade porto editora  Cronovelemas






CLUBE DOS CLÁSSICOS VIVOS

Resultado de imagem para a ilustracasa de ramires asa eça

Procuro respostas sinceras

por Cláudia Oliveira, em 10.01.17

Só para leitores assíduos de blogues literários:

 

Preferem ler ou ver opiniões literárias? Gostam de saber a história do livro ou simplesmente as emoções passadas para o leitor? O que mais gostam verdadeiramente de ler nos blogues literários? Acham graça aos desafios literários ou nem por isso? 

Autoria e outros dados (tags, etc)


27 comentários

Imagem de perfil

De Carolina Paiva a 10.01.2017 às 18:52

Olá Claúdia :)
eu gosto muito de ver os vídeos que fazes, são muito simples e vejo verdadeiramente o que sentes em relação aos livros.
Quando quero saber mais acerca de um livro, gosto de ler a opinião por ser mais completa e compreender o tipo de história que é (apesar de não gostar de demasiados detalhes do livro). Gosto de saber as emoções que foram transmitidas por ele.

Em relação aos desafios literários, gosto muito deles porque é uma forma de não me sentir sozinha no meu gosto pela leitura e de saber que mais alguém está a experimentar o mesmo que eu (especialmente quando escolhemos o mesmo livro).

Espero ter ajudado.

Beijinhos!
Imagem de perfil

De Cláudia Oliveira a 11.01.2017 às 08:40

Ajudaste imenso. :) Obrigada!

Beijinhos
Imagem de perfil

De Daniela a 10.01.2017 às 19:19

Por norma prefiro ler as opiniões literárias, embora também veja em vídeo.
Prefiro que não sejam incluídos demasiados detalhes sobre a história que o livro conta, que sejam mais transmitidas as emoções que o livro trouxe.
Gosto muito de desafios literários, de forma a ir vendo como estão os outros participantes e da partilha de opiniões.
Imagem de perfil

De Cláudia Oliveira a 11.01.2017 às 08:58

Também adoroooo desafios. Alegram-me :) Obrigada Daniela!
Sem imagem de perfil

De A Miúda Geek a 10.01.2017 às 19:28

Gosto tanto de ver como de ler opiniões dos livros porque desde que a pessoa que faça a opinião realmente opine e não faça uma mera sinopse do livro, não interessa qual a plataforma - eu vou gostar.
Desafios literarios são bons para me desafiar a ler o que normalmente não leria. Gosto de ler em blogues literários quer opiniões quer tópicos de discussão
Imagem de perfil

De Cláudia Oliveira a 11.01.2017 às 08:58

Obrigada Miúda Geek. :)
Sem imagem de perfil

De Tim a 10.01.2017 às 19:48

Quero saber a opinião sobre o livro, quero sinceridade não me importa se é dura ou bruta de mais, quero saber se vale a pena. Quero saber o que o livro te fez pensar ;)
Imagem de perfil

De Descontos a 10.01.2017 às 20:01

Preferem ler ou ver opiniões literárias?
Ambas.

Gostam de saber a história do livro ou simplesmente as emoções passadas para o leitor?
Ambas, mas sobre a história do livro, apenas uns traços gerais. Odeio spoilers.

O que mais gostam verdadeiramente de ler nos blogues literários?
Recomendações não patrocinadas, impressões de leitura, notícias interessantes sobre livros.

Acham graça aos desafios literários ou nem por isso?
Definitivamente sim! É uma forma de trazer um elemento de brincadeira aos livros, de me fazer sair da minha área de conforto, de partilhar leituras.
Imagem de perfil

De Cláudia Oliveira a 11.01.2017 às 08:35

Obrigada pela sinceridade e respostas :)
Sem imagem de perfil

De Bárbara Ferreira a 10.01.2017 às 20:48

Gosto mais de ler opiniões, porque não tenho "attention span" suficiente para vídeos - claro que estes podem ser curtos, mas aí sinto que se pode perder muito da opinião.

No mesmo sentido, prefiro saber o que o livro fez a pessoa sentir - e tento reflectir esse meu gosto no meu blog, escrever traços gerais sobre a narrativa e explicar o que destaquei, o que senti, o que retirei. Se quisesse saber a simples história do livro lia uma sinopse. Gosto de ver citações, por darem a mostrar o que determinada pessoa destacou do livro.

Gosto de ver sentimento, de ler algo que seja pessoal. Em contrapartida, não gosto daqueles posts publicitários, que geralmente são "novo lançamento editora X - foto da capa - copy/paste da sinopse". Gostaria de os ler se fosse trabalho feito com o mínimo de emoção, tipo "sempre quis ler este livro e finalmente foi traduzido" ou "há muito que esperava uma nova obra deste autor" ou assim - e já agora adicionar o porquê, porque estas frases podem-se colar em qualquer lado... Gosto de conteúdo próprio. Gosto de saber e ver novas aquisições, mas não gosto (e muitas vezes contra mim falo) de uma simples foto a dizer "comprei isto". Por que motivo compraram esse livro (em detrimento dos milhões que existem à venda)?, etc.

Contrariamente às outras opiniões: não gosto dos desafios. Não gosto de "planear" as minhas leituras dessa maneira. Gosto de me auto-propor a ler X livros por ano (no Goodreads meto sempre 30), mas não gosto de ler coisas com determinado tema "só porque sim", quero ler aquilo que me apetece no momento e não me sentir condicionada; gosto de desafios pessoais, portanto, mas não necessariamente de grupo. Também não gosto daquelas "tags" do instagram tipo "livros amarelos", cujo único propósito acaba por ser apenas estético.

Gosto de perguntas! :) gosto de interagir, gosto de ver aquilo de que as pessoas realmente gostam, o que as move na leitura - em geral e num livro em particular.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 11.01.2017 às 08:21

Lamento Bárbara, mas estás no blog errado para os teus gostos.
Tudo o que não gostas está aqui.
Imagem de perfil

De Cláudia Oliveira a 11.01.2017 às 08:25

Tu não me segues, tu persegues-me. És chata para caraças, como uma carraça. Eu faço tudo o que ela referiu. Excepto uma coisita ou outra. Não vale a pena seres má pessoa logo no inicio do ano. Beijinhos, vai com Deus.
Sem imagem de perfil

De Bárbara Ferreira a 11.01.2017 às 08:25

E no entanto eu lia assiduamente o teu blog - ou não tinha vindo cá responder, porque de outra maneira não teria chegado ao post... não senti que aqui houvesse posts puramente publicitários, não senti que posts ou opiniões sobre livros em particular fossem áridos e estanques e copy pastes da sinopse. Por não gostar de dos desafios não quer dizer que não siga nem leia o blog, quer dizer que não entro neles.

Perguntas sinceras pedem respostas sinceras.
Sem imagem de perfil

De Bárbara Ferreira a 11.01.2017 às 08:27

leio*, não lia*, e o browser publicou antes de eu acabar... *Pedem respostas sinceras. Não respondi com intuito de "fazes isto tudo errado", respondi sinceramente o que gosto :)
Imagem de perfil

De Cláudia Oliveira a 11.01.2017 às 08:30

A resposta que eu dei não foi para ti. :) Foi para a anónima mal educado.
Imagem de perfil

De Cláudia Oliveira a 11.01.2017 às 08:29

Faço opiniões sempre com o cuidado de referir os sentimentos que me passaram. Acho importante. Também não gosto, tal como tu, de sinopses e resumos. Gosto de saber pouco sobre a história. Pincelada aqui e acolá.

Não faço 'tags' de 'mostra capa amarela', nem gosto de ver. Muito menos mostro os livros que eu comprei no meu blog ou canal. Nem faço bookhauls sequer.

Mas o que mais gosto é a interacção e a sinceridade das pessoas. Das pessoas dos livros no geral. Das boas pessoas boas dos livros.

Obrigada Bárbara! :)
Sem imagem de perfil

De Bárbara a 11.01.2017 às 08:49

Cláudia, realmente é muito de manhã e, não tendo 100% achado que fosse para mim, confesso que fiquei meio confusa com a troca de respostas! :) gosto do teu blog! Nunca senti que houvesse copy paste de uma sinopse fria (retirada da capa do livro), ou um conjunto de spoilers, ou toda a publicidade do mundo - que infelizmente é o que se vê muito em muitos, muitos blogs...

De nada, Cláudia! :) gosto muito da interacção, beijinhos!
Imagem de perfil

De Cláudia Oliveira a 11.01.2017 às 08:59

Não há problema! :)

Beijinhos!
Imagem de perfil

De Patrícia a 11.01.2017 às 11:51

Preferem ler ou ver opiniões literárias? Há tempo para tudo, uma coisa não exclui a outra portanto a resposta varia consoante a altura da reposta
Gostam de saber a história do livro ou simplesmente as emoções passadas para o leitor?
Prefiro as emoções mas é necessário enquadrar. Se eu quiser uma sinopse vou à procura. Quando escrevo as minhas opiniões tento focar-me numa coisa: o que é que o escritor tentou dizer-me? Conseguiu?
O que mais gostam verdadeiramente de ler nos blogues literários? Opiniões e desenvolvimento de reflexões relacionadas com livros
Acham graça aos desafios literários ou nem por isso? Nem por isso.
Imagem de perfil

De Cláudia Oliveira a 12.01.2017 às 09:00

Obrigada Patrícia. :)
Imagem de perfil

De Sandra a 11.01.2017 às 15:27

Gosto tanto de ler como ver opiniões. Mas se forem escritas, odeio quando metade do texto é a sinopse. Para isso vou ao Goodreads. Quando procuro uma opinião de alguém é para saber o que a pessoa sentiu ao ler o livro, o que gostou ou não, o que achou dos personagens. Gosto de saber um bocadinho da história, mas apenas o estritamente essencial para compreender a sua opinião, não mais. Adoro desafios, já sabes :)
Imagem de perfil

De Cláudia Oliveira a 12.01.2017 às 09:24

Obrigada Sandra! :)
Imagem de perfil

De Alexandra a 12.01.2017 às 10:09

Adoro ambos os tipos de opiniões literárias :)
Gosto de perceber um pouco da história, sem spoilers e sem cópia da sinopse, à medida que me vão descrevendo a opinião sobre o livro. As opiniões e as novidades, que por vezes nos podem escapar num mar de notícias, são o que gosto verdadeiramente de ler nos blogs literários.
Acho graça a desafios, mas só para fazer de vez em quando, sem grandes pressões.
Imagem de perfil

De Cláudia Oliveira a 13.01.2017 às 12:01

Obrigada Alexandra! :)
Sem imagem de perfil

De Jéssica Paulino a 12.01.2017 às 17:58

Cláudia,
Descobri o seu blog há relativamente pouco tempo e já sou leitora assídua. Não imagino este blog sem vídeos, sem opiniões escritas ou sem desafios. Gosto de ler/ver tudo e gosto ainda mais que seja um blog ativo :)
Continue assim que está muito bem!
Só me faz confusão que consiga ler tantos livros em tão pouco tempo e ainda por cima com dois filhos! Mas acho incrível!
Beijinhos
Imagem de perfil

De Cláudia Oliveira a 13.01.2017 às 12:01

São nestes comentários que me foco. Fico muito muito feliz! Beijinhos!

Comentar post




SOU LEITORA BETA CONTACTE-ME PARA AVALIAÇÃO contactoclaudiaoliveira@gmail.com

BREVEMENTE

Resultado de imagem para mario de carvalho novidade porto editora  Cronovelemas






CLUBE DOS CLÁSSICOS VIVOS

Resultado de imagem para a ilustracasa de ramires asa eça