Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

amulherqueamalivros

Seg | 12.09.16

O Meu Nome é Lucy Barton | Elizabeth Strout

Cláudia Oliveira

IMG_2875.JPG

 

No Goodreads

Minha pontuação 5*

 

As palavras deste livro são tristes mesmo quando são alegres. Não é um sofrimento exposto, é algo mais pessoal, que se esconde. Algo que poucos conseguiriam compreender. 

 

 

Lucy Barton fica no hospital mais tempo do que devia. Inesperadamente vai receber a visita inesperada da sua mãe. Não vê a mãe há muito tempo, ela nem sequer conhece as netas. A mãe acaba por ficar alguns dias. 

 

O desespero por um amor que nunca teve, um "amo-te" que faltou por falta de coragem da própria mãe faz dela uma mulher carente e melancólica. Apesar de conversarem sobre assuntos mais sérios, não conseguem tocar nas feridas do passado. A carrinha, a maldita carrinha onde a Lucy era colocada para os pais irem trabalhar e os irmãos estudar. 

 

Lucy agarra-se àquele momento de ter a mãe só para si para sentir-se feliz. Não quer ficar boa, não quer que ela vá embora. Quer continuar a sentir aconchego, escutar as suas histórias. 

 

"Senti que as pessoas podiam não compreender que a minha mãe nunca foi capaz de dizer a palavra "amo-te".

 

"...nunca sabemos, e que munca saberemos, o que é compreender inteiramente outra pessoa..."

 

 

O livro é uma história sobre relações, a falta delas, a falha de comunicação entre duas pessoas que estão na vida uma da outra para sempre. É uma história comum escrita de forma maravilhosa e tocante. 

 

Enquanto que a mãe a incentiva, "olha para a tua vida, hoje em dia. Tu seguiste em frente e... conseguiste", ela vê a vida de outra forma, "esta é a história de uma mãe que ama a sua filha. De modo imperfeito. Porque todos nós amamos de forma imperfeita". Uma mãe que nunca a beijou, abraçou ou transmitiu afecto. Um pai seco e brusco nas suas palavras. Uma base familiar desequilibrada com um silêncio enorme no meio de todos. 

 

Por ter sido uma experiência de leitura tão intensa, acabei por emocionar-me agarrada ao livro e dizer baixinho, "o meu nome também é Lucy". Maravilhoso.

 

ISBN: 9789896651176

Edição ou reimpressão: 09-2016

Editor: Alfaguara Portugal

Idioma: Português

Dimensões: 152 x 233 x 12 mm

Encardenação: Capa mole

Páginas: 176

2 comentários

Comentar post