Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Ler vários livros ao mesmo tempo

por Cláudia Oliveira, em 31.01.16

Da mesma forma que gosto de comer alimentos diferentes ao longo do dia, eu gosto de ler histórias diferentes conforme o meu estado de espírito. Da mesma forma que não vejo a mesma série por dias seguidos, eu gosto de ter várias opções literárias à minha espera. Eu leio vários livros ao mesmo tempo. Às vezes, leio apenas um. Na maioria das vezes, leio vários. 

 

Não confundo as histórias, nem troco o nome dos personagens. Costumo fazer assim: um livro leve, um livro mais profundo/extenso (um clássico, um calhamaço,...) e um ebook (às vezes, é o mesmo que o livro profundo/extenso). Costumo ter três leituras em andamento. Cheguei a ter quatro leituras em andamento, com um livro de ensaios/crónicas/não ficção na lista. 

 

O livro leve leio no café, nas filas de espera, nas viagens de carro. O livro profundo/extenso leio em casa, quando está tudo sossegado ou antes de dormir. O ebook é para aqueles momentos em que não posso acender a luz ou quero avançar com o livro profundo/extenso, mas devido ao peso do livro físico ele é substituído pelo Kobo. O livro de crónicas/ensaios/não ficção é para quando quero ler algo num curto espaço de tempo. Normalmente, demoro para terminar.

 

As vantagens em ler vários livros ao mesmo tempo são: Nunca fico parada nas leituras. Nunca tenho aquela sensação de "o livro é chato, não vou voltar a ele", o que podia muito bem fazer com que eu evitasse ler e procurar ver um filme. Nunca acontece. Nem sofro de ressaca literária. Às vezes, o problema é o livro, somos nós. Não me obrigo a ler um livro triste em dias deprimentes. Ou vice-versa. Pode dar cabo da nossa opinião em relação a um livro fantástico.

 

O mundo fica mais interessante! Um bocadinho de cada vez, em vez de um livro chato de uma só vez. Porque há livros para ler devagar, outros para nos fazerem companhia em salas de consultório e ainda outros para nos embalarem. Como os amigos. Há sempre aquele amigo com quem preferimos ir às compras, não é verdade? 

 

Os meus truques:

Gosto de ler livros completamente diferentes. Escolho assuntos diferentes. 

Faço escolhas mediante os meus projectos literários.

Tento escolher autores com nacionalidade diferentes.

Escolho sempre a próxima leitura conforme o meu estado espírito. 

Se um livro estiver a ser chato ou arrastado equilibro com um livro com uma narrativa rápida e divertida. 

Anoto os livros que estou a ler na minha agenda. Falo sobre eles com outras pessoas. 

Termino sempre os livros. Só abandono um livro quando estou a odiar ou não estou a na altura certa da vida para continuar. 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)


11 comentários

Imagem de perfil

De JP a 31.01.2016 às 16:13

Admiro a tua forma de leitura. Em tempos também lia assim. Agora não consigo. Prefiro concentrar-me num e le-lo do inicio ao fim. Até para conseguir gerir ao longo do meu dia :)
Imagem de perfil

De Cláudia Oliveira a 31.01.2016 às 16:18

Todos temos de adaptar a leitura à nossa vida e preferências :) Desde sempre que leio vários, mas um dia posso mudar. Quem sabe.
Imagem de perfil

De Sara a 31.01.2016 às 16:17

É como eu: gosto de ter várias opções na mesa de cabeceira - se não consigo avançar naquele pego noutro, é melhor do que ficar emperrada na mesma leitura tempos infinitos. Quando andava de transportes levava sempre um pequeno na mala e um maior ficava em casa...Tb não confundo histórias, mas tb tento que sejam livros diferentes e não do mesmo tipo\passados na mesma época. Já aconteceu o mesmo livro ficar parado semanas ou meses - não me faz confusão não acabar numa semana e acabar um mês depois. Às vezes esse foi único que li - tudo depende do estado de espírito. Só a ressaca não consigo evitar - acontece tantas vezes :\
Imagem de perfil

De Cláudia Oliveira a 31.01.2016 às 16:22

Eu tenho mais ressaca em relação ao cinema. Sou capaz de não ver nenhum filme por vários meses e ver dez num mês. :)
Imagem de perfil

De Helena Duque a 31.01.2016 às 22:31

Também costumo ler vários livros ao mesmo tempo, agora divido-me por os que quero ler e por os que tenho de ler para as minhas cadeiras. E também ando mais envolvida com os e-book, porque são mais baratos...

Gostei do teu método, vou levar algumas dicas para mim :)
Imagem de perfil

De Cláudia Oliveira a 02.02.2016 às 17:12

Eu também gosto bastante de ler ebooks. :)
Imagem de perfil

De Maria das Palavras a 05.02.2016 às 09:30

Não consigo...se o livro é chato ou por algum motivo começo outro já sei que não volto ao anterior. Gosto de me apaixonar por uma história de cada vez :)
Imagem de perfil

De Cláudia Oliveira a 06.02.2016 às 21:20

Eu prefiro apaixonar-me por várias ao mesmo tempo. :D
Imagem de perfil

De Patrícia a 05.02.2016 às 16:20

Gostava imenso de conseguir ler vários livros ao mesmo tempo. Era óptimo para quando tenho que ler um livro para o Leya em Grupo, um grupo de leitura em que participo, ou para quando estou a ler um livro mais lento, pesado. A única excepção que faço (e raramente correr bem) é ler um livro físico e um ebook ao mesmo tempo. Às vezes o livro físico é muito grande ou ficou em casa e tenho sempre alguns ebooks à mão. Mas quando começo um livro gosto mesmo de o acabar antes de partir para outra leitura. Agora estou a ler o Coro dos Defuntos (que vai ser discutido na próxima semana no Leya em Grupo) mas tive que parar "Os interessantes" a meio para ler este... e isso custou-me um bocadinho, mas já sei que só lhe vou pegar novamente quando acabar de ler o Coro dos Defuntos.
Boas leituras
Imagem de perfil

De Cláudia Oliveira a 06.02.2016 às 21:17

Cada leitor tem a sua forma de lidar com a literatura. Eu não consigo ler só um livro. Gosto mesmo de poder escolher conforme o meu estado de espírito e os lugares onde leio o dito livro. :)

Comentar post




Mais sobre mim

foto do autor