Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Mais sobre mim

foto do autor



Links

Opiniões

Blogs




História do Novo Nome | Elena Ferrante

por Cláudia Oliveira, em 10.05.16

IMG_9727.JPG

 

No Goodreads

Minha pontuação 5*

 

Vou comprar o terceiro e quarto volume na Feira do Livro em Lisboa deste ano. Preciso de saber como vai terminar esta série e saber o que aconteceu à Elena e à Lila. Será a melhor série de livros lidos este ano e não preciso de terminar para saber. São inesquecíveis, fantásticos e maravilhosos. Podia tecer elogios sem conta.

 

Vamos lá, sem spoilers.

 

Neste livro vamos saber o que se vai passar após o hangcliff do primeiro volume. Vamos acompanhar a evolução da amizade das duas protagonistas e várias reviravoltas. E vamos ficar tontas. Talvez o ritmo de leitura até cerca de metade seja lento, mas depois a autora pôs-me de queixo caído várias vezes até ao fim. Confesso que não conseguia largar, nem pensar noutra coisa enquanto este livro este na minha vida. Aliás, ainda está. 

 

Identifico-me com as duas personagens, um bocado de cada uma. Também passei ( e continuo a passar) por algumas situações com uma amizade que ainda mantenho (até ao fim da minha vida). Ao longo do livro sentimos raiva, ódio, carinho, pena, amor por elas. Não é assim a vida? Não somos feitos de qualidades ou defeitos. Somos feitos de várias características que nos torna únicas. Uma bela e colorida mistura. Senti vontade de gritar com a Lila, abanar a Elena, bofetear a maioria dos homens desta história. Elas tiveram as melhores férias de sempre. E eu só consegui lembrar-me das minhas férias enquanto adolescente. Se as ruas daquela terra falassem. 

 

Nem só de protagonistas um bom livro é feito, temos os personagens secundários que nos fascinam. Todos eles são importantes para completar o retrato literário que a Ferrante nos apresenta. Nem sei como vamos conseguir viver sem estes personagens no final. É possível? Será que algumas vez na vida vou encontrar personagens tão próximos como estes? Isto só acontece uma vez na vida? Digam-me que não.

 

Tenho um pedido para fazer à autora: POR FAVOR, ESCREVA MAIS LIVROS!

 

As oportunidades não acontecem a todos. Alguns vão precisar de batalhar constantemente para que algo de grandioso aconteça na vida. Alguns não vão precisar de fazer nada, a oportunidade vai bater à porta e só os mais inteligentes vão conseguir segurar com as duas mãos. Somos todos feitos da mesma força? Somos consequência dos nossos erros ou do nosso silêncio? Quantas paixões carregamos? 

 

Neste volume, a personagem Elena irá sobressair em relação à Lila. Ficamos a conhecer mais das duas e vamos ser surpreendidos por várias atitudes de ambas. Para mim, a Lila acaba por ter atitudes que me desiludiram imenso. Cheguei a desconfiar de algumas. 

 

Em relação ao hangcliff deste livro não achei tão poderoso quanto o primeiro. Foi um bom final, deixa uma pessoa maluca por ler o próximo volume, mas as expectativas não foram superadas. O livro chega a roçar um bocadinho a novela mexicana a um dado momento. A autora esteve por um triz por descambar e ir por esse caminho, mas soube parar a tempo. Acho que colocou as minhas expectativas para os próximos volumes no limite máximo. Acho que vou precisar reduzir um bocadinho este grau de ansiedade antes de começar a ler os próximos. 

 

Um livro maravilhoso, sobretudo para quem teve uma amizade de infância marcante e muito especial. 

Autoria e outros dados (tags, etc)


2 comentários

Imagem de perfil

De Corvo a 12.05.2016 às 19:54

Acredito em si. Fiquei mais que convencido e vou comprá-los todos.
Obrigado pela sugestão.
Um excelente fim-de-semana.
Sem imagem de perfil

De Bárbara a 15.05.2016 às 12:58

Tenho imensa, imensa curiosidade quanto a esta autora!

Irei seguir o blog, bem como o Goodreads. Muitos autores nos links ali à esquerda que gosto :)

http://barbarareviewsbooks.blogspot.pt/

Comentar post




Mais sobre mim

foto do autor



Links

Opiniões

Blogs