Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Como utilizo (cada vez menos) as redes sociais

por Cláudia Oliveira, em 25.01.16

Facebook

 

Deixei de ter esta rede social no telemóvel de modo a ter mais tempo disponível para ler e fazer outras coisas. Com o Facebook no telemóvel a tendência era estar sempre a percorrer o feed com os dedos, a ler comentários e a deixar algumas coisas para depois. Acabou. Agora só tenho a rede social no portátil e só vou duas vezes no máximo por dia. Poupo tempo e sinto-me nos dependente das redes sociais. 

 

Twitter

 

Costumo publicar os links dos meus textos e vídeos. Também partilho links de pessoas que seguem alguns desafios do blog e divulgo outros projectos. Esporadicamente desabafo um pouco ou procuro respostas rápidas sobre algum serviço. Gosto de ler as outras pessoas dos livros e ver o que andam a partilhar.É sempre uma visita rápida. 

 

Blogs

 

Tenho três blogs. Este, o meu blog pessoal e o blog sobre poupança. Cada um remete a um tema diferente porque tenho leitores diferentes e sinto-me mais organizada assim. Este é o blog mais actualizado, que me dá mais trabalho. É necessário estar diariamente actualizado, produzir temas para dinamizar e tornar o conteúdo mais interessante. É a minha fonte de inspiração. Não gosto muito de actualizar ao fim de semana, prefiro ir escrevendo conforme a minha necessidade de transmitir alguma opinião. Leio poucos blogs, ao contrário do que fazia há uns anos. Procuro ler só blogs com conteúdo dentro das minhas preferências. Também deixei de perder tempo com blogs que só sabem reclamar. Energia positiva gera energia positiva. 

 

Instagram

 

Publico as fotos dos livros que terminei de ler, dos livros recebidos e alguns momentos em família. Também mostrei a evolução da gravidez e do crescimento do meu filho. Desactivei as notificações desta rede social para não estar constantemente a entrar na rede social. Também costumo procurar pelos perfis que mais gosto, colocar os likes e fazer uma vistoria rápida pelo feed. Só sigo quem tenho interesse em seguir, sem aquele interesse do "segue-me e eu sigo". Acho que o Instagram é uma excelente fonte de inspiração. 

 

 

Youtube

 

Mantenho um canal no Youtube chamado A Mulher que Ama Livros há alguns anos e este ano decidir produzir mais conteúdo sobre as minhas leituras e projectos de leitura. Sem obrigação, sem dias marcados. Quando sinto que tenho algo para dizer, sento-me, gravo, edito e coloco no canal. É umas das minhas redes sociais preferidas. Gasto bastante tempo a assistir a vídeos do meu interesse. Tenho encontrado pessoas fantásticas! Houve uma altura que andei desiludida com a comunidade booktuber, mas retirei as más energias do meu feed e voltei a encontrar-me. Vejo vídeos enquanto aproveito para fazer outras tarefas domésticas ou antes de adormecer. 

 

Snapchat

 

A minha rede social preferida no momento. Partilho as leituras em andamento, os filmes que estou a assistir, aviso quando tenho vídeo novo e post novo e faço desabafos pessoais simples. Tambem partilho momentos em família. Tento não adicionar todos meus booktubers preferidos para não estar sempre a ver conteúdo repetido. Por exemplo, se sigo essa pessoa no Youtube e costumo ver os livros recebidos, tento não seguir no snapchat o mesmo booktuber que só costuma mostrar os livros. Claro que existem excepções, mas se a pessoa mostra os livros novos no snapchat não costumo ver o vídeo de livros novos. Selecciono bem quem tenho nesta rede social para não gastar muito tempo a ver snaps. 

 

Conclusão

 

É bom gerir o tempo no meio de tantas redes sociais. Estou cada vez mais focada nisso. É necessário um equilibro para não encher a mente de lixo, informações ou conteúdo que não traz nada de novo à nossa vida. Só desta forma consigo ter tempo para o meu passatempo preferido: ler e ver filmes. Quando me perguntam como leio tanto, eu adorava questionar: quanto tempo gastas em redes sociais? Aposto que muito. Também desfruto mais dos momentos em família e consigo fazer um bocadinho de tudo sem aquele stress do dia a dia. Só assim liberto a minha mente para outros interesses. 

 

E vocês? Conseguem gerir o vosso tempo no meio de tantas redes sociais? Têm perfil em todas? Qual a vossa rede social preferida do momento?

Autoria e outros dados (tags, etc)


14 comentários

Imagem de perfil

De Sara a 25.01.2016 às 13:00

Eu não tenho nada excepto o blog - sempre achei que isso acabaria por me consumir muito tempo. As pessoas acham que sou das cavernas quando digo isto :\
Imagem de perfil

De Cláudia Oliveira a 25.01.2016 às 20:40

Acho super normal. As pessoas também acham que sou um ET quando digo que não vejo TV ou leio (quase) todos os dias.
Imagem de perfil

De Vitória a 25.01.2016 às 14:01

Eu tenho, para o blog essencialmente, mas são posts directos para lá, vou raramente, tenho o facebook pessoal também, mas tento dosear e não passar demasiado tempo, a vida é curta e temos de aproveitar os momentos.
Imagem de perfil

De Cláudia Oliveira a 25.01.2016 às 20:41

às vezes, passava lá tanto tempo que nem li nada, era só um tique parvo no dedo. :D
Imagem de perfil

De Os bastidores da vida a 25.01.2016 às 18:29

Tenho conta nas 5 primeiras mas o youtube é muito pessoal. Facebook uso cada vez menos, sou capaz de passar dias sem lá ir porque felizmente o sapo partilha os posts automáticamente. Já não tenho paciência para aquilo. O twitter tem o mesmo uso que o facebook mas mesmo assim acho que prefiro o twitter, é mais genuino e menos dramático. Instagram, tendo não me perder muito mas gosto cada vez mais e busco muita inspiração lá, assim como no Pinterest onde também deixo algum do meu tempo e onde gosto bastante de navegar.
Blogs... sempre... onde dedico a maior parte do meu tempo e acho sempre que é pouco. Mas sim... devemos criar prioridades e o facebook não deve estar nas 10 primeiras
Imagem de perfil

De Cláudia Oliveira a 25.01.2016 às 20:39

Acho que o twitter é mais directo, mais real. O facebook se calhar está a perder a piada inicial ou então as outras redes sociais estão a ficar melhores. :)
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 25.01.2016 às 18:43

Não uso redes sociais e nem blog tenho.
Imagem de perfil

De Cláudia Oliveira a 25.01.2016 às 20:38

Mas comentas em blogs, isso é usar uma rede social.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 26.01.2016 às 13:37

Não, não é. Da mesma forma que o envio de e-mails também não o é.
Imagem de perfil

De Cláudia Oliveira a 26.01.2016 às 13:50

Não concordo nada. Frequentar blogs sem ter blog é a mesma coisa que entrar no Insta e não colocar fotos. Perde tempo. É disso que estou a falar.
Sem imagem de perfil

De Isabele a 26.01.2016 às 00:48

Minha rede social favorita do momento é o Twitter. Também tengo usado muito o Instagram por conta do projeto fotográfico do qual estou participando.
Há um tempo atrás eu havia desinstalado o Facebook mas retornei com ele e já que apago de novo. O Snap eu assisto mais do que publico.
Eu ja desapeguei uns 95% do Netflix. Falta agora gerenciar melhor as redes sociais pra poder ler mais.
Imagem de perfil

De Cláudia Oliveira a 26.01.2016 às 13:50

Aqui a Netflix não é tão boa. Não tem tanta escolha :/
Sem imagem de perfil

De Eduarda a 26.01.2016 às 19:23

Tenho muita dificuldade para gerenciar minhas redes sociais, Cláudia. Sinto que perco muito tempo com elas e às vezes acho que faço algumas coisas só por obrigação, e não porque realmente quero, sabe? E sinto muita cobrança das outras pessoas. Não sei... Queria ter sua maturidade.
Imagem de perfil

De Cláudia Oliveira a 26.01.2016 às 20:46

Entendo o que queres dizer, mas acho que só devias fazer o que te faz feliz, sem obrigação de nada. :)

Comentar post




Mais sobre mim

foto do autor


AUTORES QUE NOS UNEM

VISITA O SITE