Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

amulherqueamalivros

Seg | 21.03.16

Butcher´s Crossing | John Williams

Cláudia Oliveira

IMG_9065.PNG

 

 

 

No Goodreads

Minha pontuação 4*

 

John Williams, um dos escritores mais falados no ano passado com o seu livro incrível intitulado Stoner.  O caso típico de sucesso literário após a sua morte.

 

Este romance é completamente diferente do seu primeiro grande sucesso. Reconhecemos neste livro a escrita crua, a excelente construção dos personagens e ambiente da história. Neste aspecto, o livro conquistou-me, o talento do autor é apaixonante. 

 

William Andrews tem vinte e poucos anos, viaja até Butcher´s Crossing com o objectivo de conhecer mais aquela aldeia através de uma expedição. Assim que chega ao hotel pergunta pelo conhecido JD McDonalds, um homem que domina as terras através da caça de animais e a venda das peles. É ele que vai indicar outro homem, Miller, ao William para este atingir o seu propósito numa viagem que irá mudar para sempre a sua vida. 

 

Achei interessante a discussão que o autor levanta acerca das diferenças entre a educação dos personagens. O William estudou vários anos num colégio ao contrário dos homens que irá encontrar em Butcher´s Crossing. A experiência de vida versus a teoria. A diferença entre o comportamento dos homens é notória.  

 

O livro foca-se também na caça dos animais, mais precisamente no comércio das peles. Um assunto que me incomoda, confesso. A luta desigual entre os homens e os animais. A natureza deixa de ser apenas o pano de fundo deste romance para passar a ser quase que um personagem. Existem várias passagens profundas e belas onde o tamanho do homem é diminuído através da força da natureza. 

 

O que não gostei neste livro. O romance forçado e desnecessário. O livro caminhava tão bem até que o protagonista se apaixona pela única mulher existente neste livro. Uma prostituta chamada Francine. O autor ainda tentou dar força a essa personagem de forma a equilibrar a história, mas nunca me convenceu. E o final em relação ao romance, deixou muito a desejar. 

 

Recomendo aos leitores de Stoner, mas fica o aviso que não vão sair deslumbrados desta experiência como sairam da primeira vez. 

 

2 comentários

  • Um enorme desrespeito, concordo!
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.