Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Mais sobre mim

foto do autor



Links

Opiniões

Blogs




"Anna e o Homem Andorinha" | Gavriel Savit

por Cláudia Oliveira, em 13.02.17

 

 

Este livro embalou-me enquanto adoçava o meu coração. 

 

Escrito de uma forma bonita quase musical, este livro conta a história da Anna. Tem sete anos quando vê o seu querido pai (professor de linguística) desaparecer. Levado pelos nazis durante a Segunda Guerra, entregue a um destino que a filha não entende. Claro que não entende. É difícil compreender a maldade, a guerra, o poder de alguns homens em relação a outros. Sorte no meio de tanta infelicidade, ela conhece o Homem Andorinha. Uma pessoa muito importante para a sua sobrevivência.

 

"Os seres humanos são a melhor esperança do mundo para a sobrevivência de outros seres humanos".

 

Muito se escreve sobre esta temática. Não foi mais uma leitura. Esta ficou comigo. Arrancou-me uma lágrima, abraçou-me. Esta história não conta descaradamente o que se está a passar. Somos nós, leitores, que tiramos ilações e entendemos o que a Anna não entende. Somos nós que ficamos com um aperto no peito e sentimos o gelado vento no rosto enquanto as personagens passam fome e tentam chegar ao seu destino. 

 

Mais do que uma história de sobrevivência, este livro foi uma maravilhosa homenagem às palavras. A forma como utilizamos as palavras e as consequências das mesmas na nossa vida. Dei por mim a reflectir bastante sobre isto de termos nomes para tudo e reduzirmos pessoas a adjectivos. A humanidade criou a língua para comunicarmos, mas quantos de nós entende verdadeiramente os outros? Se precisamos todos uns dos outros para sobreviver, porque nos vemos como inimigos? Só porque temos uma forma de falar diferente? Tão pouco. Revoltante.

 

Incrível estreia do autor e músico Gavriel Savit. Leiam, sem pressa. Este livro marcou este mês friorento e trouxe esperança e um desejo: um homem- andorinha para todos os que estão sozinhos, sem um abraço. 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)




Mais sobre mim

foto do autor



Links

Opiniões

Blogs