Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




A Viagem ao Fim do Coração | Ana Casaca

por Cláudia Oliveira, em 05.11.14

17548881_CiSey.jpeg

 

A capa do livro “A Viagem ao fim do coração” é muito bonita. Adoro. Uma mulher agarrada a uma bicicleta com uma estrada à sua frente anuncia uma história sensível e de força.

17548886_cWz2W.jpeg

 

Quando recebi o livro da editora Guerra&Paz fiquei bastante entusiasmada com a sinopse. Sobretudo por ter sido inspirado numa história real conhecida por alguns leitores de blogues, eu inclusive.

 

Nunca tinha lido nada da autora. Sabia do seu sucesso com um livro anteriormente editado, Todas as Palavras de Amor.

17548888_AhLjZ.jpeg

 

A vida de Luísa e de Tiago irá cruzar-se devido às circunstâncias menos felizes da vida. O sofrimento será o motivo de grande empatia entre os dois.

Luísa tem uma infância infeliz, com maus tratos, abandono da sua mãe. Ela tem de aprender a crescer rapidamente e cuidar do seu irmão Pedro.

Tiago perde o seu pai, o seu grande pilar. Há um negócio de família para manter.

Esta história começa com na infância dos personagens, desenrola-se até atingir a fase adulta de ambos os personagens.

17548895_ZnTbt.jpeg

 

Todos os personagens têm a fragilidade como o ponto fraco e a coragem como ponto forte. Acho-os muito parecidos na forma como lidam com os problemas. O único personagem que me agradou foi a Luísa, contudo ela agiu várias vezes de forma incoerente, o que tornou a minha leitura menos entusiasta.

17548892_8Zd8l.jpeg

 

O livro é contado de vários pontos de vista. Do ponto de vista da Luísa e do Pedro, na primeira pessoa. Do ponto de vista do Tiago, na terceira pessoa. Não fica confuso. Dá ritmo à leitura. Mostra de perto as aflições de cada personagem.

Os primeiros capítulos foram repetitivos e chatos. Estive quase para abandonar a leitura. Felizmente insisti, o encontro do casal amoroso desta história foi o ponto de viragem. Acabei por avançar rapidamente até ao fim.

O livro avança, repete-se várias vezes, tenta sensibilizar o leitor. A vida nem sempre é como queremos. A realidade é essa. Ana Casaca escreve sobre a realidade sem pinceladas cor-de-rosa. Não estava pronta para ler um livro tão triste.

A mensagem de força da Luísa é interessante, fez-me questionar a minha própria força.

 

17548897_sTjoN.jpeg

 

Dei duas estrelas. Não recomendo esta leitura numa fase triste. A tendência é para ficar mais triste.

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)




Mais sobre mim

foto do autor


AUTORES QUE NOS UNEM

VISITA O SITE