Saltar para: Posts [1], Pesquisa e Arquivos [2]



SOU LEITORA BETA CONTACTE-ME PARA AVALIAÇÃO contactoclaudiaoliveira@gmail.com

BREVEMENTE

Resultado de imagem para mario de carvalho novidade porto editora  Cronovelemas






CLUBE DOS CLÁSSICOS VIVOS

Resultado de imagem para a ilustracasa de ramires asa eça

QUANDO É QUE UM ESCRITOR É UM ESCRITOR?

por Cláudia Oliveira, em 12.11.17

 Dúvidas que persistem e eu coloco por vezes. Conto convosco para me elucidar. Quando é que um escritor é um escritor?  

Autoria e outros dados (tags, etc)

RESUMO | ESPECIAL LITERATURA PORTUGUESA

por Cláudia Oliveira, em 11.11.17

Náo saem deste "Ler os Nossos" sem diversas sugestões literárias de autores portugueses. Este é o resumo do nosso Especial Literatura Portuguesa. Obrigada! Não podia ter ficado mais satisfeita com o resultado e cheia de vontade de ler os nossos escritores. Recomendo que subscrevam estes canais de forma a acompanharem mais sugestões e incentivar à leitura. 

 

goodreads twitter instagram facebook

Autoria e outros dados (tags, etc)

"A PAIXÃO SEGUNDO CONSTANÇA H." | MARIA TERESA HORTA

por Cláudia Oliveira, em 11.11.17

tempImage.jpg

 

Foi uma leitura intensa, entregue às emoções.

 

A história da Constança remexe os sentidos e permanece finalizada a leitura. A loucura assolapada da protagonista entranha-se gradualmente. Através de poemas, pedaços de diários e momentos narrados na terceira pessoa ficamos a conhecer a paixão da Constança por Henrique.

 

A descoberta da sexualidade, no espirito conservador da família. Constança desde cedo que é curiosa, procura respostas nos livros e observa atentamente o que desconhece. Demonstra uma personalidade forte, embrenhada em conflitos interiores.

 

Há uma inexistente ligação com a mãe que parece ter um desgosto relativo à personalidade desafiadora da filha. No hospício a mãe retira-lhe os poemas, alegando que a escrita é causadora pelos transtornos psicológicos. Inferniza, reprime, humilha.

 

"A mãe murmura às vezes quando me vem ver: "Ela está completamente louca", numa voz neutra, tal como agora são os seus cabelos, bem arranjados, as unhas rosadas perto do seu rosto rosado."

 

"... mas aqui longe, por escrito, tenho mais coragem para dizer o que penso, torna-se mais fácil enfrentar certas coisas que por hábito calo."

 

Surpresas trágicas unidas de erotismo são mergulhos absolutos na maravilhosa escrita de Maria Teresa Horta. Os mais atentos vão para além do que é dito, sentirão o peso da paixão na vida da Constança. O amor por um homem à frente do amor pelos filhos perturba e pode determinar os sentimentos do leitor em relação a esta mulher.

 

Constança é uma mulher apaixonante, louca e perturbada. Lê Clarice Lispector, Virgínia Woolf e Sylvia Plath. Escreve, expõe fragilidades. Vê na paixão nua e crua a única condição para viver. Foi surpreendentemente uma leitura visceral que deixou marcas. Fez-me enfrentar fantasmas do passado, entregar-me ao escuro da noite e ter pesadelos.

 

Recomendo muito. Quero ler tudo desta autora fantástica. Este livro foi lançado pela Bertrand, está à venda por apenas cinco euros.

 

(livro para o projeto Ler os Nossos)

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

 

Hoje chegou o meu CD da Taylor Swift. Comprei a edição Deluxe, custou cerca de 26€. Mostrei no vídeo o que traz esta edição se quiserem saber. Uma revista bombástica com poster e fotos incríveis da cantora. Adoro.

 

REPUTATION traz 15 músicas. Tem as letras lindas e maravilhosas como manda a tradição. A caixa do CD é de papelão, a preto e branco. As letras parecem noticias de jornal. O marketing à volta deste álbum está ligado às noticias que saíram da cantora ao longo dos anos e isso é bastante evidente. O CD chegou dentro de uma revista com manchetes polémicas. Moderno e atual é desta forma que descrevo os videoclips da Taylor relativos a este álbum.

 

Este trabalho demonstra uma evolução da Taylor. Alguém que passou de menina bonita a má da fita. Uma pessoa que guarda rancores e tem muito para dizer. As letras são TODAS escritas por ela e estão ligadas a episódios pessoais. Falarei nas letras mais tarde, preciso de ouvir com mais calma.

 

goodreads twitter instagram facebook

Autoria e outros dados (tags, etc)

RECEBIDOS | MUITOS TÍTULOS INTERESSANTES

por Cláudia Oliveira, em 10.11.17

 

LIVROS MENCIONADOS

 

“A Carne, Rosa Montero

“Origem”, Dan Brown

“Adeus, Coisas”, Fumio Sasaki

“A Lógica Inexplicável da Minha Vida”, Benjamin Alire Sáenz

“Instrumental”, James Rhodes

“Maresia”, Andreia Ferreira

“Bibliotecário de Paris, Mark Pryor

“Cicatriz do Mal”, Pierre Lemaitre

"O Último dos Nossos", Adelaide Clermont-Tonnnerre

“Não Digas Nada”, Brad Parks

“Os Nove Magníficos”, Helena Sacadura Cabral

"O Livro de Emma Reyes", Emma Reys

"O Livro do Galo", Jorge Sá Reis

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

"ADEUS, COISAS" | FUMIO SASAKI

por Cláudia Oliveira, em 08.11.17

instasize_171108170937.png

 

Adeus, Coisas é um livro editado pela Nascente escrito pelo japonês Fumio Sasaki. É um livro relacionado com o minimalismo, assunto que respeito e pretendo adquirir mais conhecimento.

 

Este não é mais um livro sobre minimalismo. A proposta é interessante e acrescenta conteúdo mesmo para quem já leu outros livros sobre o assunto. Começa por mostrar vários casos distintos de pessoas que vivem de acordo com o minimalismo, mostrando que é possível ser minimalista sem obedecer a regras ou conviver com o estilo em várias realidades. Revela os perfis de Instagram de alguns minimalistas e ainda mostra através de fotos os objetos preferidos de alguns.

 

Fumio Sasaki escreveu um livro simples e funcional. Não há informação desnecessária. A estrutura acaba por simplificar o manuseio após uma primeira leitura. O texto é enxuto com mais de cinquenta dicas para despedir-se das suas coisas após uma explicação simples dos benefícios do minimalismo e das causas do consumo exagerado atualmente. O autor também enumera doze diferenças na sua vida após a integração do minimalismo.

 

Este livro esclarece e inspira quem tem interesse no minimalismo e não sabe por onde começar. Tem ideias práticas e fundamentais para transformar os seus dias aos poucos. A felicidade não é ter coisas, é bem mais do que isso. Fumio esclarece que os atos consumistas sem consciência não passam de fugas e medo da infelicidade. O minimalismo é todo um autoconhecimento que permite encontrar a felicidade em a necessidade de ter coisas.

"...a partir do momento em que se torna um minimalista que só tem o que precisa para si, deixará de se concentrar nos outros, para pensar em si."

Gostei bastante. Descobri realidades diferentes com peculiaridades dentro do minimalismo e trouxe-me uma nova perspetiva em relação ao meu estilo de vida. Mostrou-me que estou longe de atingir o patamar que pretendo ao mesmo tempo que me sossegou a alma ao revelar que é possível.

 

Recomendo imenso. Gostei imenso.

 

 (livro enviado pela editora)

Autoria e outros dados (tags, etc)

image001.jpg

Dia 15 de Novembro será apresentado o livro "Com o Mar Por Meio Uma Amizade em Cartas", de Jorge Amado e José Saramago. O evento acontece na  de Casa  dos Bicos, em Lisboa. Um livro a não perder! Está claramente na minha lista de desejos e futuras aquisições. 

Autoria e outros dados (tags, etc)

"TALVEZ PARA SEMPRE" | JOSÉ GAMEIRO

por Cláudia Oliveira, em 07.11.17

share_246_171107134653.png

 

Este livro mudou ligeiramente a minha vida. Criou em mim uma necessidade que desconhecia: ler as crónicas do José Gameiro no Jornal Expresso todas as semanas. Foi uma grata surpresa.

 

Lançamento da editora Matéria-Prima com uma capa fabulosa, este livro é um conjunto de crónicas publicadas no semanário Expresso para onde José Gameiro escreve. No entanto João Garcia escreve na introdução que “Talvez Para Sempre” é um livro de contos. Eu concordo com ele.

 

São contos relacionados com relacionamentos escritos com uma enorme proeza e conhecimento da alma humana. Curtos e objetivos estes contos têm a capacidade de surpreender os leitores com um toque de humor e crueldade. Diverti-me muito, identifiquei-me em algumas situações e reconheci amigos em alguns gestos.

 

A história do empadão é qualquer coisa de hilariante. Nunca mais vou olhar para o empadão dos outros da mesma forma. Cartas cheias de mensagens nas entrelinhas com uma reviravolta no final. Adorei. Casos de beijos de despedidas e pensamentos de traição. Parece que as redes sociais acabaram com as artimanhas e agora é mais fácil descobrir as mentiras. 

 

Recomendo muito. É uma leitura fluida, divertida e tocante. Surpreendi-me imenso com este livro.

 

(livro enviado pela editora)

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

 O quão maravilhoso deve ser este livro? Num país de poetas este livro é necessário e urgente. Quero, quero muito. A reunião destes poemas foi feita pelo José Mário Silva.

 

SINOPSE

Entre grandes nomes canónicos já desaparecidos e jovens e promissórias vozes, o mundo da poesia portuguesa contemporânea é-nos apresentado com uma frescura e originalidade inesperadas e os poemas vão guiando o leitor numa viagem íntima por esse mundo à parte e imorredouro, apesar de actualíssimo, que é a poesia. Reúne poemas de autores como Fernando Pessoa, Camilo Pessanha, Jorge de Sena, Vitorino Nemésio, Sophia de Mello Breyner Andresen, Herberto Helder, Alexandre O'Neill, Mário Cesariny entre outros.

Autoria e outros dados (tags, etc)

Olá! Este vídeo é o inicio de um projeto especial sobre literatura portuguesa com a participação de mais booktubers. Começo eu e podes já conferir quem será o próximo canal (24 sugestões). Vou dar várias sugestões de autores portugueses maravilhosos e gostava muito que me indicassem mais autores. Se sentiram falta de algum nome. Aliás, quando foi a última vez que leste um autor português?

 

Canal da Holly Reader: AQUI

 

A lista dos autores está na caixa de informações no canal. 

 

goodreads twitter instagram facebook

Autoria e outros dados (tags, etc)



SOU LEITORA BETA CONTACTE-ME PARA AVALIAÇÃO contactoclaudiaoliveira@gmail.com

BREVEMENTE

Resultado de imagem para mario de carvalho novidade porto editora  Cronovelemas






CLUBE DOS CLÁSSICOS VIVOS

Resultado de imagem para a ilustracasa de ramires asa eça